Autarquia recomenda que banhistas fiquem atentos às bandeiras de sinalização das praias
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) montou um esquema para o feriado de Finados, nesta quarta-feira (2), com uma equipe de 80 homens. Os salva-vidas irão atuar de 8h às 17h na prevenção de afogamentos e instrução aos banhistas nos trechos entre o Jardim de Alah até a Praia de Ipitanga, divisa com Lauro de Freitas.
A Salvamar recomenda que os banhistas fiquem atentos às bandeiras de sinalização disponíveis ao longo da orla, pois elas indicam onde há um posto de salvamento (bandeira amarela) ou o local que oferece perigo (bandeira vermelha). Além disso, a recomendação é manter atenção nas crianças e evitar entrar no mar após uso de bebida alcoólica.
“Nesses locais podem existir buracos, valas, pedras e até mesmo correntes de retorno. Então, é necessário que o banhista, ao chegar à praia, procure imediatamente um salva-vidas para ser orientado sobre locais mais seguros para banho”, informa o coordenador da Salvamar, João Luiz.
Com 36 pontos fixos de salvamento e quatro postos volantes, os agentes contam com equipamentos de uso regular como nadadeiras, salsichões e pranchas, e ainda terão à disposição dois jet skis e um bote.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta quarta-feira é de tempo nublado a parcialmente dublado, com possibilidade de chuva em áreas isoladas durante todo o dia. As temperaturas variam entre 23ºC a mínima, e 30ºC a máxima. Já a maré, segundo o Clima Tempo, estará baixa a partir das 10h53 com altura de 0.36m, mas a partir das 17h08 fica alta, chegando a 2.16m.
Em caso de emergência, dirija-se até um posto salva-vidas mais próximo ou ligue para a sede do grupamento, localizada na Avenida Otávio Mangabeira, Patamares, através do número (71) 3363-5333.