A vereadora Marta Rodrigues (PT) esteve no programa Na Boca do Povo, na manhã desta quarta (18), na Rádio Excelsior, para falar sobre o projeto Escola Livre, de sua autoria. Participou do programa o vereador Alexandre Aleluia (DEM), autor do projeto Escola Sem Partido, que, para Marta, tem o claro objetivo de cercear a liberdade de manifestação do pensamento dos professores nas salas de aula e de desviar a atenção dos reais problemas da educação em Salvador.
O projeto Escola Livre foi apresentado por Marta para garantir a pluralidade de ideias nas escolas públicas e privadas. Estivemos há pouco na Rádio Excelsior debatendo os projetos Escola Livre e Escola Sem partido, com a presença do também vereador Alexandre Aleluia (DEM).
É notadamente visível que o projeto de Aleluia, o Escola sem Partido, além de querer amordaçar professores e retirar a liberdade de manifestação do pensamento nas salas de aulas, confunde doutrinação com o debate de ideias e a pluralidade. “O meu projeto, o Escola Livre, respeita a liberdade dos professores e a inclusão do debate teórico na sala de aula, que deve ser ambiente plural, de respeito a todas as religiões, crenças e opiniões”, pontuou Marta.
A vereadora aproveitou ainda para lembrar que a APLB – Sindicato de Professores da Bahia ja se manifestou totalmente contrário ao Projeto Sem Partido, com ofício enviado para os vereadores e para o presidente da Câmara. “O projeto de Aleluia confunde também o papel da escola e da família na formação do indivíduo ao querer impor valores apenas da religião cristã. Precisamos ressaltar que o Estado é laico e que a escola deve ser ambiente de respeito a todas as religiões, inclusive as de matrizes africanas, que cotidianamente são vítimas da intolerância”, acrescentou Marta.