Uma operação conjunta da Delegacia de Defesa do Consumidor e da Agência Nacional de Petróleo apreendeu nesta quarta-feira (12) mais de 400 botijões de gás comercializados ilegalmente em vários bairros de Salvador.
Treze pessoas foram conduzidas pela polícia à sede da Decon, na Rua Carlos Gomes, por envolvimento no crime. Dez depósitos clandestinos e uma revendedora autorizada foram vistoriados nos bairros de Dom Avelar, Castelo Branco e Vila Canária.
Segundo a delegada Idalina Odero, titular da Decon, a revendedora autorizada recebeu um carregamento de botijões sem nota fiscal. Por conta disso, o estabelecimento foi autuado e interditado. “Descobrimos que esta revendedora vinha fornecendo botijões para serem revendidos por estabelecimentos não autorizados pela ANP”, conta a delegada.
Os funcionários da revendedora faziam transporte dos botijões em motos com “cangalhas”, que podem colocar em risco transeuntes e motoristas que passam por perto. “O gás GLP é inflamável, portanto, deve ser armazenado e transportado em condições seguras, em obediência às normas legais, para evitar risco de explosão e incêndio”, explica ela.
Os 13 conduzidos foram ouvidos e vão ser indiciados por crime contra a ordem pública e por crime ambiental.