A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (3) uma nova fase da operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Os principais alvos são pessoas ligadas à gestão do ex-prefeito Eduardo Paes (PMDB). Entre eles está o ex-secretário municipal de obras do Rio Alexandre Pinto, que foi preso em casa, em um condomínio em Taquara, na Zona Oeste do Rio.
Batizada de “Rio, 40 graus”, é a primeira vez que o braço fluminence da operação chega à prefeitura. São nove mandados de prisão na capital do Rio e um em Pernambuco, que incluem lobistas e fiscais da administração municipal responsáveis pelas obras. Todas as ordens judiciais foram expedidas pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ªVara Federal Criminal do Rio.
Também está sendo cumprido um mandado de condução coercitiva, quando alguém é levado por policiais para depoimento obrigatório, em São Paulo.
A denúncia foi baseada na delação da empreiteira Carioca Engenharia, que apontou pagamento de propina e desvio nas obras do corredor de ônibus Transcarioca e da drenagem de córregos na Bacia de Jacarepaguá.
R7