O comandante da embarcação Cavalo Marinho I, envolvida em um acidente que deixou 18 mortos na Baía de Todos-os-Santos, em Mar Grande, município de Vera Cruz, na Bahia, foi ouvido pela Polícia Civil neste sábado (26). A informação foi divulgada pela Secretaria das Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
A identidade do comandante da lancha, bem como o conteúdo do depoimento dele não foram divulgados. Ainda segundo a SSP, até o final da tarde deste sábado, 73 pessoas prestaram depoimento à polícia sobre o acidente. Além do comandante, foram ouvidas 61 vítimas e 11 testemunhas. O caso é investigado pela 24ª Delegacia, em Vera Cruz.
Conforme a SSP, o dono da empresa responsável pela lancha foi intimado e deve prestar depoimento na próxima semana. A data e o local da oitiva não foram divulgados.
A Capitania dos Portos instaurou inquérito, ainda no dia do acidente, para apurar as causas, circunstâncias e responsáveis pelo ocorrido. O laudo desse inquérito também deve ajudar nas investigações da polícia.
Duas pessoas continuam desaparecidas, um idoso e um adolescente. Os familiares registraram a ocorrência na Delegacia de Vera Cruz. As buscas foram suspensas no início da noite deste sábado, e serão retomadas na manhã de domingo.
Tragédia
A lancha Cavalo Marinho I virou por volta das 6h30 de quinta-feira (24), cerca de 10 minutos após deixar o Terminal Marítimo de Mar Grande. A embarcação tinha como destino Salvador e estava a aproximadamente 200 metros da costa quando o acidente aconteceu. A viagem dura cerca de 45 minutos.
A lancha levava 120 pessoas, eram 116 passageiros e 4 tripulantes, que sobreviveram. A embarcação ficou parcialmente destruída. As 18 pessoas que morreram no acidente eram 13 mulheres, dois homens e três crianças. Familiares e amigos das vítimas fizeram uma homenagem aos mortos neste sábado, em Vera Cruz.
A travessia Salvador-Mar Grande foi liberada na manhã deste sábado. No entanto, só volta a operar na segunda-feira (28). A travessia entre a capital e Morro de São Paulo, destino turístico muito procurado na Bahia, foi retomada neste sábado. Já os passeios de escuna pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos, que saem do mesmo terminal de Salvador que as lanchas para Mar Grande, também serão retomadas na segunda.
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que 89 pessoas haviam sido resgatadas com vida. Dentre os sobreviventes resgatados, 70 foram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Mar Grande; 15 foram para o Hospital Geral de Itaparica; dois estiveram no Hospital do Subúrbio e dois no Hospital Geral do Estado (HGE), ambos em Salvador.
Em nota, a CL Transportes, dona da embarcação Cavalo Marinho I, lamentou a tragédia e se solidarizou com as vítimas do acidente, além de reforçar que a lancha estava regular, com todas as vistorias em dia. A empresa informou, ainda, que presta assistência às famílias das vítimas.
Do G1 Bahia
(Foto: Afonso Santana/Arquivo pessoal)