O consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa Infraestrutura S.A., Construções e Comércio Camargo Correa S. A. e Geométrica Engenharia de Projetos Ltda, foi habilitada pela prefeitura de Salvador, após licitação, para realizar as obras de implementação do trecho 1 do Bus Rapid Transit (BRT) da capital baiana. A informação foi publicada na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial do Município.
De acordo com a publicação, o consórcio fará a “execução de obras de infraestrutura em área urbana, para implantação do ‘trecho 1’ do empreendimento ‘Corredores de Transporte Público Integrado Lapa-Lip’, com elaboração de projetos básico e executivo de engenharia”. No Diário Oficial ainda consta que, após julgamento da Proposta Técnica e da Proposta de Preço, o consórcio obteve Nota Final (NF) igual a 99,20.
A obra foi dividida em trechos, com a finalidade de facilitar a implantação do BRT. O trecho 1 vai do Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) até a estação de integração BRT/Metrô Iguatemi. O investimento para a primeira fase é de R$ 408 milhões.
Já o trecho 2 terá 5,5km de extensão e segue da Estação da Lapa até o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade). Neste caso, serão construídas seis estações: Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Pedrinhas e Cidade Jardim. As obras preveem também a implantação dos viadutos na Avenida Garibaldi e elevados paralelos nas Pedrinhas e Cidade Jardim.
Também está previsto no BRT o projeto de expansão, que vai do Parque da Cidade à Pituba, nas imediações do Posto Namorados. Com 1,8 km, deverão ser implantados as estações Parque da Cidade e Itaigara, além do Terminal Pituba, que fará integração com outros modais.