A Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), reconhece os resultados do Programa Vida no Trânsito (PVT) em Salvador como exemplos para outras cidades do mundo. Criado pelo Ministério da Saúde, o PVT visa promover a prevenção de acidentes com lesões e mortes no trânsito. Entre os anos de 2018 a 2020, a coordenação estratégica do PVT na capital baiana está a cargo da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).
Na manhã da terça-feira (16/10), os agentes de trânsito começaram uma série de quatro palestras de capacitação para se atualizarem sobre o programa e saber a função deles nos resultados favoráveis do órgão.
Entre os anos de 2010 e 2017, a Transalvador registrou uma redução de 54,89% na quantidade de acidentes com mortes. Com isso, cumpriu a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) proposta para a década de 2011/2020 que estabeleceu uma redução de 50% de acidentes fatais. Como promotores da segurança viária, os agentes têm papel primordial nesse ótimo resultado.
“Mais do que apenas fiscalizar infrações, os agentes são garantidores de segurança no trânsito. Por isso que uma capacitação como esta, de apresentar o PVT para eles, estimula e mostra o quanto eles são fundamentais para a nos auxiliar nessa redução de acidentes”, declara Fabrizzio Müller, superintendente de Trânsito da Transalvador.
Na capacitação de hoje, os agentes puderam trocar experiências que vivem nas ruas e propor estratégias. Além disso, souberam um pouco mais sobre os registros de acidentes na capital e sobre as ações educativas realizadas pelo órgão. “Nós temos que quebrar esse estigma de que os agentes de trânsito são agentes punitivos. Devemos mostrar a população de que nossos agentes são garantidores da segurança da população. Eles estão nas ruas para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos com segurança”, afirma Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito da autarquia.
A capacitação objetiva fazer com que os quase 600 agentes de trânsito propaguem ainda mais esses comportamentos que favoreçam um trânsito seguro nas ruas. “Conhecer o Programa Vida no Trânsito é de suma importância para a atividade que os agentes desenvolvem na rua como promovedores da segurança viária”, ressalta Antônio Neri, gerente de Trânsito da Transalvador.