Celulares e outros pertences das vítimas foram recuperados e serão devolvidos. Duas armas utilizadas no crime também estão apreendidas.
Dois acusados de participação no assalto à balsa que faz o transporte de passageiros para o distrito de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, foram capturados na manhã de hoje (11). O primeiro a ser detido foi José Jackson Santos Romão, 19 anos, que em companhia de Rafael Oliveira Nogueira, cometia outro crime, desta vez contra turistas, às margens da BA-001, nas proximidades do Hotel Campo Formoso, quando foi interceptado em uma moto por policiais da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, acionados após o assalto no atracadouro.
Houve confronto no momento da abordagem e a dupla conseguiu fugir pela mata, mas José Jackson acabou ferido e detido na manhã de hoje, após cerco montado durante toda a madrugada. Rafael Nogueira continua foragido.
De acordo com o titular da Delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália, delegado Bruno Barreto Garcia, dois revólveres calibre 32 foram apresentados pelos PMs, encontrados na mata com José Jackson. Com ele também foram recuperadas quatro motocicletas, duas roubadas no assalto à balsa e outras duas utilizadas para o ataque à embarcação, seis celulares das vítimas e R$ 610.
“Estamos considerando a hipótese de que essa quadrilha tenha orquestrado assaltos em diferentes pontos do município ao mesmo tempo, pois temos relatos de crimes cometidos no mesmo período, em outros distritos. Já temos boa parte do grupo identificado e vamos seguir com as diligências até encontrarmos toda a quadrilha”, afirmou.
Já no distrito de Mogiquiçaba, Yuri Paixão Braga, conhecido como Salvador, foi preso por uma guarnição do 8º Batalhão da PM. Junto com ele foi encontrado um veículo Ford EcoSport, placa FAV-2416, tomado de assalto de turistas, no mesmo dia, no distrito de Guaíu, na mesma região.
“Continuaremos os cercos tanto no município, quanto nos distritos, pois sabemos que se trata de uma quadrilha com atuação em toda região”, afirmou o major Anacleto França, comandante do 8º BPM (Porto Seguro).
Com mandado de prisão em aberto solicitado pela Delegacia Territorial da Canavieiras por lesão corporal grave e tortura, Yuri também estava foragido do sistema prisional, onde cumpria pena de 11 anos por assaltos. Ele está custodiado na Delegacia Territorial de Belmonte, onde era procurado pela autoria de um homicídio ocorrido em outubro de 2018. “Outras quatro vítimas do assalto à balsa compareceram à unidade para reconhecer Yuri e todas confirmaram sua participação no crime”, afirmou o titular de Belmonte, delegado Wendel Ferreira Santos.