Filme mostra a trajetória de MC Carol, cantora e compositora de funk (Foto: Fernando Schlaepfer/Divulgação)
A trajetória da cantora e compositora de funk MC Carol é tema do documentário Sou Mc Carol, 100% feminista, que exibido em Cachoeira dentro da programação do VI COMÚSICA – Congresso de Comunicação e Música. A exibição do filme acontece na quarta-feira (03), às 18h30, no Auditório Maestro Tranquilino Bastos, localizado no prédio do Centro de Artes, Humanidades e Letras (Cahl) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
O filme busca pensar as articulações entre música, ativismo político, feminismo e periferia na trajetória da artista. O projeto foi concebido a partir do projeto de pesquisa da professora Simone Pereira de Sá, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e realizado pelo LabCult, da mesma instituição. O documentário ganhou o prêmio Elipse de 2018, atribuído aos três melhores curtas financiados pelo edital de mesmo nome.
Congresso de Comunicação e Música
O VI Comúsica acontece em Cachoeira entre os dias 03 e 05 de julho. O evento reúne no recôncavo baiano os principais pesquisadores do Brasil na área para apresentação de trabalhos e debates. Temas como sensibilidades, formações identitária, materialidades da comunicação, territorialidades e memória serão discutidos durante o congresso. O evento acontece no prédio do Cahl e a participação de ouvintes, com direito a certificado, é gratuita.
O evento é uma realização do Grupo de Estudos em Experiência Estética, Comunicação e Artes (GEEECA), coordenado pelos professores Jorge Cardoso Filho e Angelita Bogado, do Grupo Muspop, coordenado pela professora Nadja Vladi, e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Cahl. O Comúsica ainda conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), ambas da UFRB.
Além da exibição do documentário sobre MC Carol, também acontecem mesas de debate com os temas Matrizes culturais e resistências estético-políticas e Musicabilidades de um Sul Global: corpos e melodramas, além de grupos de trabalho para apresentação de resultados de pesquisas na área. Participam do eventos alguns dos principais nome da pesquisa acadêmica em comunicação e música no Brasil, como Adriana Amaral, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Cíntia Sanmartin Fernandes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Felipe Trotta, da UFF; Leonardo Vidigal, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Luciana Xavier, da Universidade Federal do ABC (UFABC); Micael Herschmann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Thiago Soares, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Simone Pereira de Sá.
Centro de Artes, Humanidades e Letras
O Cahl é um centro de ensino vinculado à UFRB e instalado nos município de Cachoeira e São Félix. O Cahl promove uma formação humanista, voltada para a preparação de profissionais críticos, com conhecimento teórico e técnico, passíveis de atuação tanto no mercado de trabalho quanto na pesquisa acadêmica. Neste sentido, o centro desenvolve uma compreensão mais ampla dos processos históricos, sociais, políticos e estéticos, além de promover a integração dos discentes com a cultura local e a valorização das potencialidades socioculturais e artísticas do recôncavo.
Atualmente o Centro conta com dez cursos de Graduação relacionados com as potencialidades da região: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Licenciatura em História, Museologia, Cinema e Audiovisual, Artes Visuais, Serviço Social, Ciências Sociais, e o Tecnológico em Gestão Pública. No nível da pós-graduação, possui três programas: Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, Mestrado em Ciências Sociais, Mestrado em Comunicação e um Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) firmado com o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SERVIÇO
O Que: Exibição do documentário Sou Mc Carol, 100% feminista
Quando: Quarta-feira (03 de julho), às 18h30
Onde: Auditório Maestro Tranquilino Bastos – Centro de Artes, Humanidades e Letras (Cahl) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Cachoeira, Bahia
Quanto: Gratuito