Na última semana a Volkswagen comunicou que aos poucos voltará a produzir veículos na Alemanha. Hoje (27), a montadora confirmou que voltou a produzir o novo Golf na fábrica de Wolfsburg em uma reativação gradual obedecendo os parâmetros sanitários da OMS (Organização Mundial da Saúde). A fábrica trabalhará essa semana com capacidade entre 10% e 15%, subindo para 40% no início da próxima semana. Providências com alternância entre funcionários no mesmo ambiente, horários de entrada e saída escalonados, uso de equipamentos de proteção entre outros já foram tomados.
Ainda de acordo com a montadora alemã, a produção do novo Golf será realizada em turno único, com capacidade reduzida e maior tempo entre os ciclos. Cerca de oito mil funcionários retornarão à fábrica nesta semana. A princípio a Volkswagen retomará a produção do novo Golf, do SUV Tiguan, da minivan Touran e do SEAT Terraco.
Com a ajuda do governo local, cerca de 70% das concessionárias da marca já reabriram no país. A intenção é retomar o número de vendas que teve queda de mais de 60% se comparado ao mesmo período do ano passado.
Em comunicado divulgado pela Volkswagen AG na Alemanha, cada fábrica que teve as atividades retomadas terão diversas ações ao combate do Covid-19, como por exemplo, regras específicas de distanciamento e higiene, tanto dentro da fábrica quanto fora. A empresa irá falar com cada funcionário diariamente antes dele sair de casa, medindo a temperatura e passando por uma lista de checkup. Eles terão que usar máscaras protetoras o tempo todo em áreas onde a distância mínima de 1,5 metro não for possível. Nos escritórios serão maiores as distâncias entre os colaboradores. Parte das equipes trabalhará em regime de home office.
No Brasil, a intenção é que a produção retome em maio, ainda sem data definida. Segundo o presidente da montadora na América do Sul, tudo dependerá como os fornecedores estarão trabalhando e a situação do país no combate à Covid-19.
R7