Duas equipes de estudantes brasileiros foram premiadas no desafio global Ford College Community Challenge, com projetos inovadores para ajudar suas comunidades a superar as dificuldades causadas pela Covid-19. O evento foi promovido pelo Ford Fund, braço filantrópico da empresa, em parceria com a Enactus, ONG internacional dedicada a inspirar alunos a melhorar o mundo através da ação empreendedora.
O desafio foi lançado em todas as universidades onde a Enactus atua, convidando times do mundo inteiro a inscrever iniciativas de combate à doença. O Ford Covid-19 College Challenge reuniu 152 projetos de 37 países. Foram selecionados 14 vencedores para receber pelo menos US$ 1.000 cada um. No Brasil, um dos vencedores é o Projeto Costuraê, da Universidade Federal do Pará (UFPA), de Belém, que normalmente produz EcoBags e foi adaptado para fazer máscaras com material reciclado, incluindo partes transparentes sobre a boca para facilitar a comunicação com os surdos.
Outro projeto é o Enpathos, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de Ilhéus, na Bahia, que criou um site para conectar profissionais voluntários de diversas áreas a pessoas que precisam de ajuda, principalmente pequenos empreendedores voltados a atividades de cunho social e economia solidária.
Os demais vencedores incluem universitários de oito países: Estados Unidos, Egito, Eswatini, Índia, Gana, Quênia, África do Sul e Reino Unido. Os projetos vão da distribuição de máscaras para população vulnerável, estações de lavagem de mãos e um aplicativo para distribuição de água potável até a entrega de remédios com drones, uma plataforma de ensino à distância e uma rede de combate à violência doméstica.
“Quando o desafio foi lançado, ficamos impressionados com a quantidade de propostas e ideias criativas”, diz Mike Schmidt, diretor de educação e desenvolvimento da comunidade global do Ford Fund. “Mesmo em casa e fora das universidades devido à quarentena, os estudantes da rede Enactus continuam identificando problemas e buscando soluções para resolvê-los.”
“Na Enactus, estamos focados em fazer o que importa agora”, diz Rachael Jarosh, presidente e CEO da Enactus. “Por isso estamos especialmente honrados por ter feito parceria com o Ford Fund para rapidamente mobilizar e motivar nossa rede internacional de líderes empresariais para lidar com questões urgentes relacionadas à Covid-19.”
“Sabemos que nossos 72.000 estudantes em todo o mundo serão a linha de frente da recuperação econômica – eles ajudarão a moldar como vamos viver e prosperar no novo normal. Por isso, esse desafio foi tão crítico: aproveitando as oportunidades imediatas para fortalecer as comunidades, os alunos da Enactus já estão se adaptando à nova realidade. Graças à Ford, muitos deles terão um impacto ainda maior”, completa Jarosh.
Desafio global
Originalmente lançado nos Estados Unidos em 2008, o Ford College Community Challenge (C3) agora opera em 11 países – Brasil, Egito, Alemanha, Gana, Quênia, México, Marrocos, Nigéria, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos – e distribuiu mais de US$ 3 milhões em doações globais para apoiar quase 200 projetos sociais liderados por estudantes.
O Ford Covid-19 College Challenge é o exemplo mais recente de como o Ford Fund está dando assistência a comunidades de todo o mundo em resposta à pandemia global. Até o momento, já foram doados quase US$ 2,5 milhões para apoiar organizações sem fins lucrativos que atuam no fornecimento de alimentos, abrigo, acesso a mobilidade e outras necessidades urgentes.
Mais informações sobre as ações do Ford Fund no combate à Covid-19 e maneiras de ajudar estão disponíveis no www.fordfund.org/covid19.
FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford e Troller e uma estrutura de três fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.
SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA. A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de pós-venda a uma linha completa de carros, picapes, SUVs, veículos eletrificados e veículos de luxo da Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e busca posições de liderança em eletrificação; soluções em mobilidade, incluindo serviços de carros autônomos; e serviços conectados. A Ford emprega aproximadamente 188.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com.