De acordo com dados do IBGE, o Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% da população do país está na terceira idade. Este percentual, que tende a dobrar nas próximas décadas, mostra a importância de dar visibilidade e ampliar o acesso e a discussões sobre temas como qualidade de vida, empregabilidade do público sênior e longevidade. O Instituto GBarbosa (IGB), braço de responsabilidade social do GBarbosa e idealizador de ações voltadas para o público 50+, lançou este ano o canal de vídeos YouTube.com/ProjetodeVida com o objetivo de compartilhar gratuitamente vídeos gravados por especialistas e voluntários sobre diversos assuntos: saúde, alimentação, empreendedorismo, autoconhecimento, entre outros.
O canal registrou audiência de 4 mil visualizações em maio, conquistando em pouco tempo mais de 15 mil seguidores. Pesquisa divulgada pelo Think of Google mostrou que, só em abril, 30% dos entrevistados assistiram mais ao YouTube e 40% passaram mais de 3h por dia acessando esses conteúdos, apontando a plataforma como uma das principais opções durante a pandemia. “Nosso intuito é disponibilizar via streaming, conteúdo feito pela comunidade e para a comunidade”, afirma Fábio Oliveira, gerente de Responsabilidade Social da Cencosud Brasil, grupo ao qual pertence o GBarbosa. Dentre os vídeos mais acessados estão aqueles ligados a alimentação saudável, mostrando o maior interesse do público em adotar novos hábitos no dia a dia.
Além disso, para valorizar a diversidade e promover a inclusão em suas lojas, em 2017, a Cencosud Brasil, lançou o Programa Talentos Experientes, que incentiva a contratação de profissionais acima de 50 anos. “O varejo é tido com o maior empregador privado do país e, por meio deste programa, também temos a oportunidade de fazer a diferença na vida do público sênior, que têm dificuldade de recolocação no mercado de trabalho”, comenta Fábio.