Em agosto de 2021, o Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), retraiu 2,1%, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após crescer de 0,2% em julho de 2021. Essa taxa negativa contribuiu para o índice perder parte do ganho acumulado entre abril e julho (19,1%).
Quatro das seis variáveis que compõe o indicador puxaram o índice para baixo, com destaque para os passageiros no aeroporto internacional de Salvador (-11,1%) que apontou a variação negativa mais expressiva, devido ao fim das férias do meio de ano, seguida por consumo de combustível (-11,1%), devido aos reajustes sucessivos em seus preços, depois passageiros de ônibus urbanos (-2,4%) e consumo energia elétrica (-0,4%). Em contrapartida, passageiros de ônibus intermunicipais (6,3%), e carga portuária (9,0%) avançaram. É importante destacar que o mês de agosto também foi marcado pela prorrogação de algumas medidas de combate à pandemia. Como a suspensão da realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, até meados do mês, refletindo no Índice.
Seguindo a mesma trajetória, o indicador avançou 28,8% quando comparado com o mês de agosto de 2020. Nos oito primeiros meses do ano, acumula alta de 12,1%, e nos últimos 12 meses acumula queda de 2,3%.