Equipe Neonatal da MCO-UFBA/Ebserh realiza ação educativa sobre Prematuridade
Todos os anos uma média de 340 mil famílias brasileiras passam pela experiência de um parto prematuro, quando um bebê nasce antes das 37 semanas de gestação. Esse número representa cerca de 12% de todos os nascimentos no país, o que coloca o Brasil como o 10º país no ranking mundial de partos prematuros.
A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos de idade, ocasionando 10 vezes mais óbitos de crianças do que o câncer. Os dados são da Organização Não Governamental (ONG) Prematuridade.
É para alertar sobre as causas e consequências do parto prematuro que todos os anos é realizada a campanha mundial “Novembro Roxo”, com destaque para o dia 17/11 – Dia Mundial da Prematuridade. Este ano, a campanha tem como tema “Separação zero – Aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos”.
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a prevenção da prematuridade, explicar as consequências de um nascimento prematuro e reforçar os cuidados necessários com bebês prematuros, toda a equipe multiprofissional neonatal da Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) vai realizar uma série de ações na instituição.
São profissionais de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, neonatologia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional que realizarão rodas de conversa com pacientes e acompanhantes, distribuição de materiais informativos, exibição de vídeos e oficinas sobre prematuridade e os cuidados necessários com recém-nascidos prematuros.
As atividades acontecerão nas Unidades Neonatais e no Ambulatório da instituição, nos dias 16 e 17 de novembro, voltadas para gestantes, puérperas e acompanhantes.