A prefeitura de Salvador reabriu, na manhã deste sábado (5), a Unidade de Suporte Ventilatório do Vale dos Barris. O equipamento conta com dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados a pacientes com Covid-19.
O espaço fica ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro e funciona 24h por dia, podendo receber pessoas que estão em atendimento na sala vermelha do gripário que existe no local, nas UPAs ou através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O atendimento é feito mediante regulaçãohttps://62175970eb6cb0efb5e2323390d933bb.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A unidade reaberta tem suporte ventilatório pulmonar, e poderá receber pacientes que precisam de oxigênio e intubação. O serviço tem prazo mínimo de 30 dias, podendo ser prorrogado enquanto a fase crítica da pandemia durar. Atualmente, a capital baiana tem pouco mais de sete mil casos ativos de coronavírus.
De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia, divulgado na sexta (4), em Salvador, dos 464 leitos ativos, 360 estão ocupados (78% de ocupação geral). A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 70% e o pediátrico está em 95%. Os leitos clínicos para adultos estão com 79% de ocupação e, os pediátricos, estão com 93%.
Na sexta, a prefeitura de Salvador entregou 30 leitos pediátricos no Hospital Martagão Gesteira, distribuídos entre 10 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e outras 20 de enfermaria.
G1