A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei n.º 13.504/2017, como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação objetiva, ainda, chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Constitui-se em um conjunto de atividades relacionadas com o enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.
Além disso, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, através do SUS, coloca à disposição da população as estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção da infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP); além de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ações específicas para populações-chave para resposta ao HIV, como pessoas trans, gays, homens que fazem sexo com homens, trabalhadores do sexo, população privada de liberdade e usuários de álcool e outras substâncias.
O movimento Dezembro Vermelho objetiva, ainda, conscientizar a todos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis, doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal), sem o uso de preservativos externos e internos, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode ocorrer, também, verticalmente, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação, quando medidas de prevenção não são realizadas.
O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos e são oferecidos em Camaçari no Centro de Referência e Especialidades em Saúde (Cres). Lá é possível encontrar o PEP e PREP, além de diagnóstico, aconselhamento, tratamento e monitoramento das pessoas vivendo com ISTs, em especial, as pessoas que vivem com o HIV.
A Sesau ampliou o acesso à PEP para além do Cres, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Gleba A, Arembepe e Pediátrica. Já a PREP, está disponível apenas no Cres, com atendimento de segunda a sexta-feira, sendo ofertado a todas as pessoas que se encontram em risco elevado de adquirir HIV, a partir dos 15 anos, e com peso superior a 35 kg.
“No ano de 2022 notamos um incremento de 140 novos casos de HIV no município e precisamos empoderar a população acerca dos métodos de prevenção ao HIV e demais ISTs, todas disponíveis em Camaçari”, observou Carla Bressy, coordenadora do Centro de Referência e Especialidades em Saúde.