Quem é que não deseja uma pele mais lisinha e viçosa, livre de rugas, flacidez, manchas e marcas do tempo? Com o verão batendo à porta, a procura por procedimentos voltados para tratar as principais queixas na região do rosto estão em alta. E quem procurou dar um glow na pele pra ficar mais bonito para jogar na Copa foi o jogador Neymar, que fez um procedimento para estimular o colágeno e minimizar a aparência dos poros dilatados, conhecido como protocolo “pele de bebê”.
Para deixar a pele do rosto macia e renovada, é importante levar em conta as características e demandas de cada paciente para indicar o tratamento de forma personalizada, destacam os cirurgiões plásticos sócios da Clínica Sanjuan Paulo Sanjuan e Victor Sanjuan, e a dermatologista da Sanjuan Patricia Gutierrez.
Juntos, os médicos reuniram os tratamentos faciais mais procurados em consultório na área de cosmiatria:
1. Bioestimuladores de colágeno
O colágeno é uma proteína fabricada naturalmente pelo corpo que ajuda a dar sustentação e firmeza para a pele. A partir dos 25 anos, a produção dessa substância diminui e os tecidos vão se tornando mais flácidos. “Para reverter essa flacidez, os bioestimuladores induzem a produção natural e progressiva de colágeno na região tratada, promovendo renovação da pele e combatendo marcas de envelhecimento”, comenta Paulo Sanjuan.
2. Microagulhamento
O microagulhamento é indicado para tratar algumas queixas na pele do rosto, como rugas, cicatrizes de acne, melasmas e poros dilatados, deixando a pele com um aspecto mais firme e saudável, explica Victor Sanjuan. “O tratamento é feito a partir de microperfurações na pele que ativam o processo de cicatrização e estimulam a produção de colágeno e elastina. A aplicação das agulhas também estimula a formação de novos vasos sanguíneos, garantindo mais oxigênio e nutrientes na região tratada”.
3. Morpheus
Um dos tratamentos mais avançados para redefinição dos contornos e remodelação facial, o Morpheus une o microagulhamento à radiofrequência fracionada. Patrícia Gutierrez conta que o procedimento minimamente invasivo gera um aumento da circulação sanguínea e mantém a firmeza da pele, além de rejuvenescer e oxigenar a cútis, por isso, “é uma opção para combater alguns dos principais sinais de envelhecimento no rosto, como flacidez da pele, rugas e linhas de expressão ao redor dos olhos e testa, cicatrizes causadas por acne e papada”.
4. Emptiers (esvaziadores de gordura)
Os emptiers, ou esvaziadores de gordura, são uma alternativa para tratar gordura localizada e definir o contorno do rosto sem lipoaspiração e sem cortes, com resultados naturais, destaca Paulo. “No procedimento, aplicamos localmente substâncias injetáveis capazes de fazer a compactação das células de gordura, ajudando a dar destaque aos contornos naturais do rosto”.
5. Peelings
Outro procedimento capaz de mudar profundamente a textura e aparência da pele é o peeling. Victor conta que existem várias técnicas que tratam queixas específicas, como manchas, cicatrizes, rugas e sinais, deixando a pele lisinha, rejuvenescida e uniforme. “Temos também os peelings mais fortes, como o tricloroacético ou mesmo fenol, para promover uma renovação na pele. Essa regeneração tecidual pode ser aplicada na face, no pescoço e no colo, que são regiões mais expostas e que também denotam a idade de muitas pessoas”. Além de melhorar manchas e rugas, os peelings mais profundos são capazes de estimular a produção de colágeno pelo próprio organismo.
6. Preenchimentos
Os preenchimentos mais utilizados são a base de ácido hialurônico, que servem para diminuir as linhas de expressão que vão do nariz até o canto da boca, como o bigode chinês e a linha da marionete, além de alinhar o contorno de mandíbula, dar volume às maçãs do rosto e aos lábios. “Apesar de ser uma substância natural já presente na camada cutânea, com o tempo, o nosso corpo tende a perder volume. Por isso, além de repor o volume perdido, ele ajuda a preencher os sulcos e redefinir os contornos da face”, indica Patricia.
7. Toxina Botulínica
Já a toxina botulínica, o famoso botox, é usado para suavizar as linhas de expressões da testa, os pés de galinha e, às vezes, a ruga do coelhinho, aquela linha horizontal que se forma nas laterais do nariz. “Ao ser injetada, a toxina botulínica atua como se fosse um bloqueador neuromuscular que impede as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos, inibindo a contração muscular. Mesmo com esse bloqueio, com o tempo, o próprio organismo produz novas vias de transmissão, por isso, o efeito do botox é temporário”, explica Paulo.