Sessão solene acontecerá no próximo dia 15, Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia e marcará também os 60 anos da CMB
No próximo dia 15, será celebrado o Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia e, em homenagem a essas instituições – que atendem a mais da metade da demanda do SUS – sessão solene será realizada no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, a partir das 9h. A ocasião também marcará a comemoração dos 60 anos da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdias, Hospitais e Entidades Filantrópicas), associação sem fins lucrativos ou econômicos, composta por 19 Federações estaduais e que representa 1.804 hospitais em todo o País.
Participarão da cerimônia o deputado federal Antonio Brito, presidente da Frente Parlamentar de apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas e autor da proposta de realização da solenidade; Mirocles Veras, presidente da CMB e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
“A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que representa mais de 1.800 instituições beneficentes responsáveis pela maior rede hospitalar do país, está completando 60 anos em um momento de transformação da saúde. É uma excelente ocasião para renovar o compromisso de representar e proteger esse imenso patrimônio da população brasileira”, ressalta o presidente da CMB.
Na mesma data, 15 de agosto, terá início o 31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, realizado pela CMB, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, e que encerrará no dia 17.
Considerado um dos eventos mais importantes da área da saúde, o tema “Convergir para Evoluir: Juntos Criamos o Futuro” trará um panorama sobre o cenário atual e as perspectivas futuras da saúde filantrópica
Homenagem
Durante a sessão solene, o ex-presidente da República, José Sarney, que em abril completou 93 anos, será homenageado por sua trajetória política e atuação no reconhecimento à importância das entidades filantrópicas de saúde. Em 1988, por meio do Decreto nº 96.500/88, ele instituiu a data de 15 de agosto como o “Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia”.
Exposição
A magnitude do setor filantrópico de saúde e as ações da CMB desde a sua fundação, estarão retratadas em exposição no anexo II, Corredor Tereza de Benguela, da Câmara dos Deputados, aberta à visitação até 19 de agosto.
Um grande painel exibirá a história da CMB nessas seis décadas, marcada por intenso trabalho pela defesa e fortalecimento do setor filantrópico de saúde, importantes conquistas e desafios, batalhados dia a dia para continuar cumprindo o compromisso de entregar saúde de qualidade para cada vez mais brasileiros.
Serviço
Sessão solene em homenagem ao Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia e aos 60 anos da Confederação das Santas Casas de Misericórdias, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB
Data: 15 de agosto (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados (Palácio do Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes
Brasília – DF)
*Exposição sobre os 60 anos da CMB estará aberta à visitação, até 19 de agosto, no anexo II, Corredor Tereza de Benguela, da Câmara dos Deputado
Sobre a CMB
A CMB é a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, que atua há 60 anos em prol do fortalecimento e desenvolvimento do setor filantrópico de saúde no Brasil. Representando mais de 1.800 instituições filantrópicas, a CMB busca promover a qualidade, a sustentabilidade e a universalidade do acesso à saúde no País.