A Feira de Caxixis movimentou a cidade de Nazaré, no recôncavo baiano, durante o feriado da Semana Santa, atraindo turistas de todas as regiões. Esse ano, o evento teve por tema “Retratos de uma História” e homenageou grandes mestres nazarenos. A festa, organizada pela prefeitura do município, registrou cerca de 70 mil visitantes nos 4 dias de festa.
Turistas de várias cidades compareceram ao município de Nazaré, para o que é conhecida como a maior feira artesanal da América Latina. A famosa exibição artesanal foi o grande destaque do evento, com quase 300 barracas de peças variadas espalhadas pelo centro da cidade. A procura pelos famosos caxixis – louças produzidas a partir do barro – bateu record e as vendas das peças ultrapassaram as expectativas dos artesãos de Maragogipinho, distrito de Aratuípe (BA), que viajam até Nazaré, todos os anos, para vender suas produções no evento.
As vendas no comércio local também superaram as expectativas. A ocupação de leitos na cidade chegou a 100% e o circuito de bares, restaurantes e lanchonetes da cidade tiveram crescimento no lucro devido à grande movimentação de turistas.
A programação musical variada foi um dos pontos altos da Feira. Várias atrações, como Tarcísio do Acordeon, Heitor Costa, EdCity, La Fúria e Edson Gomes, animaram o palco principal no período da festa. As apresentações foram transmitidas ao vivo no perfil oficial do Youtube da Prefeitura de Nazaré.
A Feira também contou com uma programação diversificada de artistas locais que se apresentaram em outros dois palcos distribuídos pelo centro da cidade. Além desses palcos, a festa também contou com a Arena Infantil, voltada para o público mirim; e o Espaço Tradição, um ponto de mostra imersivo que apresentou os processos de produção de recursos importantes para a região como a farinha de copioba e os derivados do dendê.
Agora, a prefeitura municipal se prepara para o “Moto Caxixis”, que acontecerá entre os dias 05 e 07 de abril. O evento consolidou-se nos últimos anos e reunirá motociclistas de vários locais para festejar com muita música.