Mais um passo para tornar Camaçari, entre as demais cidades baianas, além da capital, pioneira na operação de ônibus elétricos para o transporte público urbano, foi dado nesta quinta-feira (5/9) com a chegada do segundo ônibus 100% elétrico ao município. Desta vez, o modelo é da montadora Marcopolo – empresa multinacional brasileira – que é ainda mais ecológico e sustentável, o que reforça a preocupação com o meio ambiente.
Assim como o primeiro ônibus, este tem capacidade para 70 passageiros, e é equipado com bancos confortáveis, ar-condicionado, rede Wi-Fi e tomadas USB para carregamento de celular, além de piso baixo, que elimina os elevadores e garante acessibilidade universal.
A chegada do novo ônibus ao município foi acompanhada pelo diretor-adjunto da Diretoria de Planejamento da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, Cecílio Albuquerque. “A montadora Marcopolo, conhecida como uma das maiores fabricantes de carroceria de ônibus do mundo, desenvolveu uma linha de veículos com carroceria e chassi próprios e 100% elétricos. Então, eles cederam esse modelo para que possamos testar aqui no município”, afirmou.
O treinamento para os motoristas e a equipe operacional foi iniciado na terça (3), e seguirá até sexta (6) para outros profissionais. A previsão é de que os testes de rua iniciem na próxima semana. Ainda estão programadas as chegadas de mais dois ônibus elétricos, sendo estes das marcas Build Your Dreams (BYD) e Volvo. O primeiro veículo entregue é da montadora Eletra.
Os novos ônibus elétricos do transporte público coletivo atendem aos critérios técnicos apresentados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) Seleções, do governo federal, coordenado pelo Ministério das Cidades (MCid), ação que faz parte do eixo “Cidades Sustentáveis e Resilientes”, e a aquisição dos ônibus, do sub-eixo “Mobilidade Urbana e Sustentável” seleção Renovação de Frota do Setor público.
A chegada do primeiro veículo na cidade representa mais uma etapa do processo, que iniciou quando a gestão municipal apresentou a proposta ao MCid, para aquisição de 30 ônibus elétricos e 15 terminais de recarga, estando entre as 77 selecionadas. A contratação de crédito junto à Caixa, para aquisição dos ônibus, foi aprovada por meio da Lei Municipal n.° 1.918/2024.
Foto: Jean Victor