• Quem Somos
  • Chicossauro-Rex
sábado, 27 de fevereiro de 2021
Diga Bahia
  • Home
  • Notícias
  • Salvador
  • Bahia
  • Brasil
  • TV Diga
  • Esporte
  • Mercado de Trabalho
  • Opinião
  • Política
  • Agenda
  • Podcasts
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Salvador
  • Bahia
  • Brasil
  • TV Diga
  • Esporte
  • Mercado de Trabalho
  • Opinião
  • Política
  • Agenda
  • Podcasts
No Result
View All Result
Diga Bahia
No Result
View All Result
Home Ciência, Saúde e Tecnologia

Dermatologista esclarece 7 dúvidas comuns sobre saúde da pele

O cuidado ao utilizar o protetor solar e o álcool em gel sob altas temperaturas faz parte da rotina em todos os momentos do ano

22 de fevereiro de 2021
in Ciência, Saúde e Tecnologia, Últimas Notícias
0
Dermatologista esclarece 7 dúvidas comuns sobre saúde da pele
Share on FacebookShare on Twitter

O maior órgão do corpo humano, a pele, merece cuidados diários, ainda mais no verão. Com a COVID-19, cresce o número de pessoas buscando atividades ao ar livre e as medidas de proteção solar precisam acompanhar as recomendações sanitárias contra o novo coronavírus. Deslizes na hora de usar o protetor ainda são comuns, bem como as dúvidas sobre boas práticas na rotina ou nos momentos de lazer. Para esclarecer esses pontos, o Dr.  Fernando Macedo, dermatologista do Grupo Fleury, detentor da Diagnoson a+, compartilha dicas e atitudes simples que podem ajudar a evitar câncer de pele, manchas, queimaduras e o envelhecimento acelerado.

É realmente necessário usar protetor solar todos os dias, mesmo no frio? Sim, o uso deve ser diário, em dias de sol, nublados ou com chuva, não só no rosto, como em todas as áreas mais expostas como mãos, braços e colo, por exemplo. Até mesmo a luz de aparelhos eletrônicos ou de iluminação artificial pode trazer danos à pele.  

Quais os cuidados que devemos ter em relação ao álcool em gel e o sol?  Esse tipo de álcool é menos inflamável que o líquido, contudo é perigoso quando entra em contato com altas temperaturas, podendo ocasionar manchas ou até eventos mais graves como queimaduras. Uma vez que os cuidados com as mãos para o combate ao vírus também não podem parar, recomendamos sempre que possível lavá-las com água e sabão, no lugar do álcool em gel, quando estiver em piscinas, praias ou em áreas com muita exposição solar.  

Posso usar o mesmo protetor no rosto e no corpo? Recomendamos o uso de protetores específicos para cada área, pois elas possuem características e necessidades diferentes.

Como saber qual fator de proteção é o indicado para a minha pele? É verdade que os que têm FPS acima de 30 são todos iguais? Os filtros mais indicados são os que apresentam fator de proteção solar igual ou superior a 30. Mesmo assim, ainda temos uma proteção menor do que é descrito nos rótulos, porque não usamos a mesma quantidade utilizada em laboratórios. Para alcançar a proteção 60 ou 80, por exemplo, teríamos que usar metade de um frasco por vez e essa condição é inviável. Porém, além de reaplicá-lo, é possível passar uma camada mais espessa no corpo e atingir, assim, uma maior proteção contra os raios solares. Em geral, o protetor de fator 30 protege qualquer tipo de pele. No caso de pessoas mais claras, ruivas, loiras, com pintas, que se queimam muito fácil e não bronzeiam, os protetores com fator mais alto são sugeridos, mas todos os filtros devem ser reaplicados. 

Por quanto tempo o protetor dura na pele? É necessário passar o protetor de novo a cada duas horas?
O protetor solar dura, em média, duas horas na sua ação máxima. Com o tempo, a proteção diminui, mesmo sem entrar na água ou fazer uso de toalhas.  É importante, também, aplicá-lo em média 30 minutos antes da exposição ao sol, para melhor absorção.  

Na praia ou na piscina, é preciso passar protetor solar sempre que sair da água? O protetor solar é uma mistura de ativos químicos e físicos em veículos de cremes, géis ou loções. Após o mergulho, o protetor deve sempre ser reaplicado, pois uma parte pode sair com a água. Há filtros solares que são resistentes à água e podem perdurar mais tempo na superfície da pele mesmo ao entrar em contato com o mar, a piscina e até com a transpiração excessiva do corpo. No entanto, recomendamos sempre reaplicar o filtro.  

Além da proteção solar, quais outros cuidados básicos podemos ter para deixar a saúde da pele em dia?

Em linhas gerais, os bons hábitos passam pela alimentação nutritiva, rica em fibras e pobre em gorduras e açúcares, e também pela hidratação do corpo, com a ingestão de dois litros de água por dia. Uma rotina de cuidados com a pele, com limpeza e hidratação, também é importante. No caso de produtos, é fundamental usar os que estão de acordo com o tipo de pele e a necessidade dela naquele momento. Um dermatologista deve ser consultado no caso de dúvidas e ocorrências que mereçam atenção, sempre que necessário.  

 

Sobre o Grupo Fleury 

Com mais de 90 anos, o Grupo Fleury é uma das mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, reconhecido pela comunidade médica e opinião pública pela excelência técnica, médica, em atendimento e em gestão. Com mais de 10 mil colaboradores e cerca de 2,5 mil médicos, a empresa conta com cerca de 250 unidades de atendimento das marcas Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica, Weinmann Laboratório, Serdil, Clínica Felippe Mattoso, Labs a+, Lafe, Diagnoson a+, Diagmax, Instituto de Radiologia de Natal, CPC e Inlab. Além de medicina diagnóstica, operações diagnósticas em hospitais e de laboratório de referência, o Grupo Fleury tem avançado fortemente em medicina personalizada e de precisão, por meio do seu braço de negócios de Fleury Genômica (www.fleurygenomica.com.br) e em saúde corporativa e atenção primária, atua com a marca SantéCorp. Também, recentemente foi lançada a plataforma Saúde iD, que surge para integrar produtos e serviços de saúde em um único lugar, permitindo que o indivíduo tenha, pela primeira vez, todas as suas informações de saúde reunidas num único lugar (https://www.saudeid.com.br/).

Site do Grupo Fleury: www.grupofleury.com.br 

 

Sobre a Diagnoson a+ 

A Unidade Diagnoson a+, localizada no bairro Pituba, em Salvador (BA), é resultante da sinergia de duas marcas do Grupo Fleury, a a+ Medicina Diagnóstica, com tradição em análises clínicas, e a Diagnoson, reconhecida em exames de imagem. Isso permite aos clientes usufruir uma ampla gama de exames em um único lugar. A unidade conta com um portfólio de serviços abrangente, que, além dos testes laboratoriais, inclui ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, equipamentos para a realização de exames de densitometria, medicina nuclear (PET-CT), ecocardiograma, mamografia, análise de holter, teste ergométrico, colonoscopia e outros. Sempre em busca de avanços que ofereçam conforto e tranquilidade aos clientes, a Diagnoson a+, junto com o Fleury Genômica, inaugurou recentemente a plataforma online exclusiva de Genômica.

Tags: dermatologistapelesaúde
Postagem anterior

Termina amanhã prazo para adesão de universidades ao Sisu

Próxima Postagem

Mapa cria conselho para minimizar impactos da pandemia na agropecuária

Próxima Postagem
Aquecimento global pode reduzir teor nutritivo dos alimentos

Mapa cria conselho para minimizar impactos da pandemia na agropecuária

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

  • Justiça determina que humorista baiano Cristian Bell retire material de criança das redes

    Humorista Cristian Bell descobre paternidade após teste de DNA: “É uma menina”

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Após polêmica com ex-mulher, Mc Biel recebe mais três denúncias de assédio e agressão

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Praias da orla de Lauro de Freitas continuam interditadas

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Novo equipamento revoluciona tratamento de flacidez

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Baía Sunset Bar será apresentado ao público

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

Últimas Notícias

Grupo A Tarde comemora 108 anos

Paralisação de jornalistas faz grupo A Tarde reduzir atraso salarial

26 de fevereiro de 2021
Salvador terá mais 20 leitos de UTI exclusivos para Covid-19

Bahia tem novo recorde de número de mortes pela Covid-19

26 de fevereiro de 2021
Hospital Salvador passa a funcionar exclusivamente para casos de Covid-19

Hospital Salvador passa a funcionar exclusivamente para casos de Covid-19

26 de fevereiro de 2021

Operação municipal vai fiscalizar aglomerações neste sábado (27)

26 de fevereiro de 2021
  • Quem Somos
  • Chicossauro-Rex
Desenvolvido por Projetusnet

© 2020 Todos os direitos reservados à Diga Bahia (Diga Salvador).

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Salvador
  • Bahia
  • Brasil
  • TV Diga
  • Esporte
  • Mercado de Trabalho
  • Opinião
  • Política
  • Agenda
  • Podcasts

© 2020 Todos os direitos reservados à Diga Bahia (Diga Salvador).