Se as crianças sempre foram muito bem-vindas no SSA Mapping, neste ano serão ainda mais: o evento terá sua programação artística nos dias 12 e 13 de outubro, final de semana do Dia das Crianças, e oferece várias atividades para proporcionar momentos de muita diversão para a criançada. A programação é totalmente gratuita e ocupa a Praça Maria Felipa, onde o Mercado Modelo se torna tela para projeções de obras visuais. Idealizado e produzido pela Baluart Produtora e Agência Ilimitado, o SSA Mapping tem patrocínio do Nubank, com realização através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.
No sábado, a agenda infanto-juvenil começa às 16h, com um passeio guiado chamado “Rolezinho – Prosas da Baía”, para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, com audiodescrição para pessoas com deficiências visuais também participarem. Buscando aproximar este público à região histórica do Comércio, o roteiro será conduzido pela pesquisadora e fotógrafa Gal Meirelles (BA) e orientado por textos da literatura baiana, com autores como João Ubaldo Ribeiro, Damário Dacruz, Caetano Veloso, Jorge Amado, Kátia Borges, Deisiane Barbosa, Cuíca de Santo Amaro, Minelvino Francisco Silva, dentre outros. A caminhada se encerra numa visita à Casa das Histórias de Salvador.
Nos dois dias, às 17h, a Feira Criativa, com arte e gastronomia, começa a funcionar. Logo em seguida, às 18h, o espaço infantil é ativado, com muitas brincadeiras, incluindo pintura facial e pula-pula. Dentre as intervenções urbanas, a obra “ACASO SURREAL 2”, de Kelly Pires (SP), e a performance em perna de pau com bolha de sabão gigante de Bia Gigante (RJ) convidam os pequenos a contemplarem suas formas.
Dentre as mostras artísticas, no dia 12, a partir das 19h, será exibido a obra de videomapping “Artistas Gigantes”, resultado da oficina infantil “Pintando e mapeando”, ministrada por VJ Preto (ES) dentro da programação prévia do SSA Mapping, com inscrições já encerradas. Na fachada do Mercado Modelo, serão vistas imagens das crianças participantes em atividade, transformadas em gigantes pintando o prédio.
A programação do SSA Mapping garante acessibilidade. Para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, idosos, gestantes, lactantes, com crianças de colo e outras prioridades, há setor de acolhimento, com audiodescrição de obras exibidas, distribuição de protetores auriculares, mobiliário adaptado, banheiro acessível e monitoria capacitada, além de acesso ao frontstage durante os shows, que terão tradução em Libras. A Praça Maria Felipa é totalmente plana e conta com rampa de acesso, e estará disposta a descrição sonora do espaço no mapa de entrada e nas instalações artísticas. Cardápios acessíveis estarão disponíveis na venda de alimentos e bebidas.
CRIANÇA TAMBÉM GOSTA DE ARTE! – Não apenas as atividades especialmente feitas para o público infanto-juvenil são de seu interesse. Na Praça Maria Felipa, eles também vão gostar de ver a “Mostra 360º”, com 15 obras nacionais e internacionais, numa instalação Fulldome – estrutura geodésica com projeção interna. Ainda estará em ação a intervenção em projeção mapeada “Phoenix”, de VJ Spetto (SP), no Monumento à Cidade do Salvador, famosa escultura de Mário Cravo Júnior. A “Gangorra”, do artista visual Augusto Leal (BA), reelabora o brinquedo que a nomeia. Homem Gaiola (MG) faz a “Digital Landscape”, um lasermapping sobre o Elevador Lacerda e o frontispício do paredão que divide Cidade Baixa e Cidade Alta. A obra inflável “Ventura”, de Amanda Lobos (ES), será ostentada sobre o mar. VJ KÆ (BA) e Fino Finíssimo (BA) apresentam a instalação interativa “Particularidades do Movimento”, ativada pelo movimento de visitantes. E Marcelo Zig (BA) performa “O Afrodef e A Cadeira de Som”, um super-herói ancestral e anticapacitista que transforma sua cadeira de rodas em um sound system.
Nas mostras artísticas – Mostra Principal, com curadoria de VJ Spetto; Mostra Aberta, com trabalhos inscritos do Brasil e do exterior; e Mostra Especial, com dez trabalhos que incluem homenagens ao Cordel, aos 60 anos da Feira de São Joaquim e a Jayme Fygura –, mais de 50 obras visuais projetadas sobre o Mercado Modelo serão cativantes para pessoas de qualquer idade. Sem contar as performances de música-imagem: no dia 12 de outubro, a Igbadu – Orquestra de Berimbaus de Mulheres, grupo baiano que reúne mulheres capoeiristas e percussionistas com seus berimbaus e tambores, se une às VJs Vic Zacconi e Maribê (BA), numa homenagem à capoeira, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Fechando as noites, tem o encontro de Aguidavi do Jêje com yow! (BA), no sábado, e de Lazzo Matumbi com VJ Kelly Pires (SP), no domingo.
5º SSA Mapping
Onde: Mercado Modelo | Praça Maria Felipa | Auditório Makota Valdina | Casa das Histórias de Salvador
Comércio – Salvador – Bahia
Quanto: Gratuito
Site: ssamapping.com.br
Rolés
= Rolezinho – Prosas da Baía
Com: Gal Meirelles
Quando: 12 de outubro (sábado), 16h às 18h
Para público de 11 a 17 anos
Ponto de encontro: Doca1 – Polo de Economia Criativa
= Retratos da Bahia – História e Desenvolvimento da Região do Comércio
Com: Naiara Natividade
Quando: 13 de outubro (domingo), 16h às 18h
Para público de todas as idades
Ponto de encontro: Praça da Inglaterra
Festival
Onde: Mercado Modelo | Praça Maria Felipa
Quando: 12 e 13 de outubro (sábado e domingo)
= 17h – Feira Criativa
Jamex + LVC + Hori + Meu Tortinho + Ludimila + Nagô + SSA Mapping + Papamama + Comarte + Annia Risia + Belas e Cia + Caramurê + Di[Versa] Ideias em Movimento + Grude
= 18h – Início de atividade de intervenções, instalações e espaço infantil
“Mostra 360º” + “Phoenix” + “Gangorra” + “Digital Landscape” + “Ventura” + “Particularidades do Movimento” + “O Afrodef e A Cadeira de Som” + “ACASO SURREAL 2” + Bia Gigante + Brincadeiras para as crianças
= 19h – Mostras Artísticas
SÁBADO E DOMINGO
> Mostra Principal: Hifa Cybe (SP) com Sarah Ahab (SE); VJ Bang (PR) com VJ Bug (BA); Coletivo Coletores, formado por Toni Baptiste e Flávio Camargo (SP); VJ Indução (PA) com VJ Koba (DF); Fixxa Brasil (SP) com VJ Gabiru (BA); e Keila Sankofa (AM) com VJ Preto (ES)
> Mostra Aberta: artistas selecionados em inscrições públicas
> Mostra Especial: “Homenagem ao Cordel”, de Artur Soar (BA), VJ Koba (DF) e Klimt Publicidade (DF), sob direção de Cairé Tonelli (SP).
SÁBADO
> Música-Imagem: Igbadu (BA) + VJs Vic Zacconi e Maribê (BA)
> Mostra Especial: “Caninópolis – Dança da Imitação”, de VJ Koba (DF), Renker Amantéa (DF) e Heydog Studios (DF)
> Mostra Especial: “Brincadeira de Egbé”, de Leticia Pantoja (RJ)
> Mostra Especial: “Artistas Gigantes”, de VJ Preto (ES)
> Música-Imagem: Aguidavi do Jêje (BA) + yow! (BA)
DOMINGO
> Mostra Especial: “TRAMA e Articulação dos Movimentos e Comunidades do Centro Antigo de Salvador”, do TRAMA (BA) e Articulação Centro Antigo (BA)
> Mostra Especial: “Salvaguarda”, de Cabokaji (BA), Áquila (BA) e Józá no Departamento de Gestualidades (BA)
> Mostra Especial: “60 Anos da Feira de São Joaquim”, de Anihaze (SP), VJ Grazzi (SP) e Arquivo Zumvi (BA)
> Mostra Especial: “Cerrado 2000ug”, do Corrocobó, formado por Igor Alves e Theo Lisboa (MG), e Cerrado Mapping (MG)
> Mostra Especial: “Farpas Reluzentes – Homenagem a Jayme Fygura”, de Daniel Lisboa (BA) e VJ KÆ (BA)
> Música-Imagem: Lazzo Matumbi (BA) + VJ Kelly Pires (SP)