Acontece na tarde de sábado (14), na Base Naval de Aratu, na Praia de Inema, a8ª etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas. A competição, que é uma das seletivas para a travessia Itaparica-Salvador, que ocorre em dezembro, vai reunir cerca de 600 atletas, que se dividirão entre provas de 200, 400, 800 metros, 1.500 metros e 4 quilômetros.
Na programação, há provas para todos os gostos, do iniciante ao atleta de provas mais curtas em águas abertas, como a de 1.500 metros, chamada de prova rápida, até os atletas de provas longas, como a de 4 quilômetros.
A Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), organizadora do evento, faz questão de frisar que a prova é participativa para todos os públicos. “Estamos muito felizes em voltar para Inema, uma praia especial, e oferecer provas para todos os gostos, mostrando que as águas abertas podem ser praticadas por todos os níveis e todas as idades. Temos atletas iniciantes, crianças, adultos e idosos, e também atletas de alto rendimento”, destacou Diego Albuquerque, presidente da FBDA.
Entre as principais participações, estarão as atletas baianas Luísa Sugimoto e Lizian Simões Sobral, recém-chegadas do Campeonato Mundial da modalidade, realizado em Sardenha, na Itália. Elas voltam com moral para a disputa do estadual. Porém, não estarão sozinhas: Vitória Beatriz Rosário, atual líder do campeonato, promete trazer fortes emoções para as praias de Inema.
No masculino, a disputa está entre os atletas do Yatch Clube da Bahia: Ronaldo Zambrano, Henrique Figueirinha, Arthur Pazos, Marcos do Carmo e Eduardo Mustafá, além do atleta do ranking Costa Verde, Renan Santos. Todos estão brigando pela liderança do torneio, mas muitos outros competidores também podem lutar pelas diversas premiações de categoria.
Ao todo, serão distribuídos mais de 112 troféus entre as categorias, incluindo a prova militar, exclusiva para atletas indicados pela Marinha do Brasil. A federação conta com o apoio da Marinha e do Comando do 2º Distrito Naval para a realização da prova na área militar e tem patrocínio da Speedo e Intermarítima.
FOTOS: divulgação FBDA