Primeiro núcleo de acolhimento, defesa e proteção do município de Lauro de Freitas, a Sala Lilás foi criada a partir de uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SPM), em 2022, e completa esse ano, dois anos de funcionamento.
O equipamento que virou referência no atendimento e cuidado de mulheres vítimas de violência doméstica já atendeu desde a sua inauguração 312 mulheres, sendo 93 atendimentos individuais com encaminhamentos para CRAS e CRAM Lélia Gonzalez.
Os serviços ofertados são ações sociais levando cuidados e bem-estar a mulheres da comunidade; ações com empreendedoras locais; orientações para encaminhamentos a serviços no CRAS; orientações e encaminhamentos ao CadÚnico; orientação e encaminhamento ao CRAM Lélia Gonzalez; palestras nas escolas para funcionários e professores na temática violência doméstica; inscrição e encaminhamentos para cursos ofertados pela SPM.
Os serviços mais buscados pela população feminina são informações do CadÚnico; bolsa aluguel; acolhimento à mulher em situação de violência doméstica; passe para idosos, deficientes, crianças com autismo e palestras nas escolas.
O núcleo atende segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 14h, na rua 2 de Julho, no terceiro pelotão da 81ª CIPM, em Areia Branca.