Como uma forma de incentivar o consumo de produtos da agricultura familiar durante o período de pandemia, a startup baiana Escoar, especializada na entrega de mercadorias para o consumidor final, optou por não cobrar taxa de entrega para moradores de Salvador e Feira de Santana, que fica a 100 quilômetros da capital. A iniciativa começou pouco após o começo do surto de coronavírus no estado.
A Bahia tem 593 mil agricultores familiares, segundo dados divulgados em 2019 pelo censo agro, do IBGE. O levantamento mostrou que o número de agricultores familiares no estado caiu 10,9% em onze anos. Eles representam 77,8% dos 762 mil estabelecimentos agropecuários da Bahia.
A queda na agricultura familiar é um fenômeno que se aplica a todo o país. A produção familiar emprega mais de 1,5 milhão de pessoas na Bahia, o equivalente a 72,3% do total de trabalhadores agropecuários do estado.
A Escoar conta com quatro sócios, que trabalham de forma remota. Foi criada em 2018 a partir de um hackathon de inovação, na Universidade Ruy Barbosa, em Salvador, cujo o desafio se relacionava com as problemáticas da agricultura familiar. A equipe levou o primeiro lugar da maratona daquele ano.
A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), especializada no processamento da produção de frutas da região da Caatinga, é umas das parceiras da startup.
Dailson Andrade, gestor de mercados privados da Coopercuc, conta que a crise causada pelo coronavírus na Bahia fez com que as vendas da cooperativa caíssem 78,2% desde o mês de março. Mas o escoamento de produtos diretamente para consumidor final de Salvador teve crescimento de 11,8%. “Apesar da queda geral das vendas, observamos um crescimento de consumidores da capital”, explica.
A parceria entre a startup e cooperativas locais funciona da seguinte maneira: a primeira compra os produtos e revende no site, se responsabilizando pela entrega e relacionamento com os clientes. “Com a parceria, nós conseguimos expandir nossos consumidores na capital”, afirma Dailson. A Coopercuc abriga atualmente 270 cooperados, sendo 78% agricultoras mulheres, a maioria idosas. Estamos sofrendo um impacto muito grande porque com a pandemia perdemos muitas compradores e nossa fornecedoras são do grupo de risco”, explica o gestor.
Susana Calmon, CEO da Escoar, conta que o objetivo de tirar o valor do frete nas entregas é “uma forma de incentivar o consumo, ajudando a agricultura familiar e contribuindo com a sociedade neste período difícil pelo qual estamos passando”.
O consumidor paga apenas o valor dos produtos e recebe em casa. “Atualmente temos duas formas de ação: vendemos para o consumidor final pelo site ou fazendo intermediação entre estabelecimento, passando pedidos para as cooperativas e elas entregam os produtos para os mercados”, explica Susana.
A artista plástica Larissa Rebouças conheceu a startup através das redes socias e fez compras no site para incentivar a ação. Ela conta que foi uma forma que encontrou de tentar ajudar pequenos produtores sem sair de casa.
“Como estamos passando por este período de isolamento social, em que é contra-indicado sair de casa, comprar online é uma boa alternativa”, diz. “E sabendo que a crise vai afetar muito a economia local, buscar pequenos produtores e cooperativas é minha maneira de ajudar famílias”, ressalta.