Uma consequência notável da pandemia de Covid-19 foi o aumento significativo no uso de canais digitais, seja para trabalhar remotamente, seja para vender produtos e fazer compras. Uma recente pesquisa da PwC revelou como o investimento em Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado uma oportunidade de crescimento dos negócios na pandemia.
Com sua capacidade de acumular novos dados rapidamente, analisar padrões e fornecer insights e orientação preditiva, a Inteligência Artificial tem ajudado empresas a acelerar o ritmo da inovação de produtos, moldar estratégias vitais para vendas e aumentar a eficácia da cadeia de suprimentos durante a pandemia, sem a necessidade do contato humano.
O estudo PwC Responsible AI su
Maturidade
A pesquisa identificou três níveis de maturidade de IA entre as empresas: aquelas com IA totalmente incorporada (25%), outras em estágio experimental de implementação de IA (55%) e empresas ainda explorando IA sem ter implementado nada (20%).
Já em outro estudo da PwC intitulado AI: An oppor
Desafios
O estudo também revelou uma mudança quando se trata dos desafios relacionados ao uso da Inteligência Artificial. Em 2019, os principais motivos que inibiam as empresas de adotarem a IA foram: Falta de compreensão de como a IA toma decisões (58%), Dados insuficientes ou inutilizáveis
Já em 2020, as respostas revelam um outro momento. À medida que as organizações amadurecem na implementação da IA, a natureza dos desafios que elas enfrentam evolui de restrições puramente técnicas ou relacionadas a dados para mais restrições relacionadas a negócios, como cálculo de ROI (Retorno sobre Investimento) e seleção dos casos de uso adequados.
Os desafios apontados na pesquisa pós-Covid foram: Mensurar o retorno do investimento em IA (39%); identificar corretamente os casos para uso de IA (37%); treinar os funcionários atuais para trabalhar com sistemas de IA (35%); disponibilidade de dados de alta qualidade para uso em soluções de IA (28%); e recrutar profissionais já qu
Esta tendência, acelerada pela pandemia, deve permanecer e ganhar maturidade à medida que cada vez mais empresas passam a utilizar o recurso da Inteligência Artificial para potencializar seus negócios e oferecer a melhor experiência para os clientes e usuários.