Até 18 de setembro, em quatro teatros de Salvador e no interior da Bahia o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2016 realiza a apresentação de espetáculos da Argentina, Espanha, México, Peru, do Rio Grande do Sul, de Salvador e do interior.
Durante todo o dia 12.09, no Teatro Martim Gonçalves, no Canela, o FILTE 2016 realiza oNORTEA que fomentará a discussão sobre “A Influência do Terceiro Teatro na Produção de Grupos no Nordeste”. Os grupos convidados compartilharão desmontagens, demonstrações de trabalho e processos de pesquisa.
De 13 a 15 de setembro, no Teatro Martim Gonçalves, Escola de Teatro da UFBA, o “V Colóquio Internacional: Terceiro Teatro – Práxis, Legado, Revolta”, é realizado numa parceria entre a Universidade Metropolitana de Manchester (Reino Unido), Oco Teatro-Laboratório (Bahia) e Escola de Teatro da UFBA (Brasil)
A nona edição do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2016 está para movimentando a cena teatral baiana ao colocar em cena em quatro espaços de Salvador – Teatros Gregório de Mattos, Martim Gonçalves, Vila Velha e Espaço Cultural Barroquinha – e em dois do interior, 12 espetáculos da Argentina, Espanha, México, Peru, do Rio Grande do Sul, de Salvador e do interior da Bahia. O FilteBahia 2016 realiza também o “V Colóquio Internacional: Terceiro Teatro – Práxis, Legado, Revolta”, parceria entre a Universidade Metropolitana de Manchester, Oco Teatro-Laboratório e Escola de Teatro da UFBA e o NORTEA – Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste, uma iniciativa que desde o ano 2008 pretende criar um circuito de discussão sobre processos, estéticas e formas do fazer teatral entre os grupos de teatro profissionais do Nordeste em contato com outras agrupações de outros estados as quais se dedicam à pesquisa, se autodenominando grupos laboratórios. Organizado pelo Oco Teatro Laboratório, com a produção e realização da Carranca Produções Artísticas e Aude Produções, o FilteBahia 2016 conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do projeto Eventos Calendarizados e da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Os ingressos nos teatros custarão R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Sobre o “V Colóquio Internacional: Terceiro Teatro – Práxis, Legado, Revolta” :
O “V Colóquio Internacional: Terceiro Teatro – Práxis, Legado, Revolta” é a quinta colaboração entre a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e Oco Teatro-Laboratório representa a primeira vez que estas organizações colaboram no Brasil com seu parceiro estratégico, a Universidade Metropolitana de Manchester (MMU-Reino Unido). O objetivo do colóquio é conectar gerações distintas de artistas, destacando grupos experientes e emergentes que, juntos, têm consolidado o legado do Terceiro Teatro no hemisfério sul e que continuam renovando-o através de suas atividades teatrais inovadoras. O Terceiro Teatro é uma tradição teatral intercultural que emergiu no anos 1970 e que difere-se do Primeiro Teatro (convencional) e do Segundo Teatro (da vanguarda). Os grupos que compõem o Terceiro Teatro existem no mundo inteiro e muitas vezes são artistas influentes nos seus respectivos países e que desenvolvem práticas sustentáveis e inovadoras pautadas na troca e no diálogo intercultural.
Sobre o NORTEA – Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste :
O Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste é uma iniciativa que desde o ano 2008 pretende criar um circuito de discussão sobre processos, estéticas e formas do fazer teatral entre os grupos de teatro profissionais do Nordeste em contato com outras agrupações de outros estados as quais se dedicam à pesquisa, se autodenominando grupos laboratórios. Dentre os objetivos do Núcleo, pretende-se implementar continuamente possibilidades de intercâmbio e residências artísticas entre os grupos, apoio à criação e manutenção de grupos de teatro no nordeste, parcerias com Festivais e Eventos que fomentem a circulação e o intercâmbio, repercussão nas Universidades e Escolas de Teatro através dos programas de Pesquisa e Pós-Graduação, fomento à consolidação do Teatro de Rua e Teatro Popular.
PROGRAMAÇÃO FILTEBAHIA 2016
Dia 13 e 14.set (terça e quarta)
REBOLA! – ESPETÁCULO BAIANO
Grupo Teatro da Queda
Salvador-Bahia – Teatro Gregório de Matos – 19h – Classificação 14 anos
SINOPSE – Lobo, dono do teatro-bar Xampoo, decide fechar seu estabelecimento diante da atual situação dos espaços gueis da cidade. Uma trupe de jovens atores transformistas decide ‘rebolar’ para salvar o espaço e constrói uma noite trash-cômica-dançante entre números, churrias, entrevistas e intrigas para provar a Lobo, cansado e desacreditado, que Xampoo não poderá ficar fechada. A peça teatral discute a necessidade de espaços onde a comunidade LGBTQI se encontre para se divertir, se articular e, principalmente, existir. Problematizando a questão da invenção do gueto, Rebola é uma homenagem à criação e resistência de espaços de articulação para a comunidade LGBTQI ganhar o mundo afora.
Dia 13 e 14.set (terça e quarta)
ISTO NÃO É UMA MULATA – ESPETÁCULO BAIANO
Mônica Santana
Salvador – Bahia – Espaço Cultural da Barroquinha – 19h (13 de setembro) – 16h e 19h (14 de setembro) – Classificação 14 anos
SINOPSE – Partindo da famosa frase proferida por Gilberto Freyre “Branca para casar. Mulata para fornicar. Negra para trabalhar”, a artista Mônica Santana tece obras que questionam as formas de representação da mulher negra: seja a mestiça hipersexualizada, de formas exuberantes e sempre disponível para o sexo, seja a negra escura para o serviço braçal. É com o ponto de partida de ironizar a imagem canonizada da mulher negra nas artes e na mídia, visitando diferentes referências e criando novos discursos que a performer.
Dia 13 e 14.set (terça e quarta)
TORMENTA – ESPETÁCULO INTERNACIONAL
Grupo Cielo Raso – Espanha – Teatro Vila Velha – 20h – Classificação Livre
SINOPSE – Delicado, frágil, brutal. Tormenta expressa dois extremos do nosso corpo: a força e a debilidade. E do ser humano: a obstinação, a resistência, a necessidade e o abraço. Um olhar sobre a capacidade de transcender a palavra a partir do corpo.
Dia 14 e 15.set (quarta e quinta)
OS JAVALÍS – ESPETÁCULO BAIANO
Grupo Teatro Nu – 10 anos – Salvador-Bahia – Teatro Martim Gonçalves – 20h – Classificação Livre
SINOPSE – Um homem solitário e recluso, averso a visitas, recebe a inesperada invasão de um pretenso vendedor que diz que os javalis já destruíram a humanidade inteira, e que só restam eles dois no mundo. Em diálogos aparentemente absurdos, a trama vai ganhando contornos inusitados, entre os questionamentos sobre o real golpe dado pelos javalis e os medos e receios que contaminam ambos os personagens, até que uma reviravolta muda o sentido das coisas.
Dias 16, 17, 18.set (sexta, sábado e domingo) – Teatro da Casa de Cultura Jonas & Pilar – BUERAREMA – 19h30
DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA – ESPETÁCULO BAIANO (INTERIOR)
Grupo A Tribo – Arte e Sensibilidade – Direção: Gideon Rosa – Classificação 16 anos
SINOPSE – Dois Perdidos Numa Noite Suja particulariza o olhar sobre o comportamento de dois indivíduos que tentam sobreviver, mas que se dilaceram numa luta verbal (e às vezes corporal) até que se destruam mutuamente. A peça retrata a situação-limite de Paco e Tonho que sobrevivem de descarregar caminhões. Vivem numa espelunca e se maltratam mutuamente num perverso jogo de poder que vai corrompendo a ambos lentamente. Paco é perverso e insidioso e não tem raízes, já Tonho estudou, possui família e está mergulhado numa situação adversa apenas enquanto espera uma oportunidade de emprego redentora. Nada disso acontecerá. Sem saída, Tonho assume a personalidade de Paco e mata friamente o companheiro de quarto.
Dia 16 e 17.set (sexta e sábado)
CARTOGRAFIA DO ABISMO – ESPETÁCULO BAIANO
Grupo Oco Teatro e Teatro Terceira Margem – Salvador-Bahia – Espaço Cultural Barroquinha – 16h e 19h (sexta) – 19h (sábado) – Classificação 16 anos
SINOPSE – Inspirado no universo de Antonin Artaud, Caio Rodrigo faz uma viagem pelo pensamento fragmentado da obra de Artaud, expondo as vísceras do seu universo. Traçando um paralelo entre a personalidade como ente ético e social do ator contemporâneo e o pensamento filósofo-teatral da personagem francesa. O uso das imagens como móbil para a retomada do universo de Artaud e do jogo entre realidade e fantasia, entre carne viva e delírio, fazem do espetáculo um ritual em um universo imaginário que nos remete a um espaço de solidão e busca na procura de algo indefinido entre o ator e o autor, mas com certeza fugindo de uma realidade que os oprime e os copula de maneira insistentemente agressiva.
Dia 16 e 17.set (sexta e sábado)
TIJUANA. LA DEMOCRACIA EN MEXICO – ESPETÁCULO INTERNACIONAL
Grupo: Lagartijas Tiradas Al Sol – México –Teatro Gregório de Mattos -19h – Classificação 15 anos
SINOPSE – O que significa democracia para 50 milhões de pessoas que vivem com um salário mínimo em México hoje em dia? O que esperamos da democracia hoje? O que esperamos da política além da democracia? A economia condiciona a maneira em que experimentamos com a política e as expectativas que temos. Tijuana, coloca em cena a experiência do ator/pesquisador Gabino Rodriguez, quem se converteu durante seis meses em Santiago Ramirez, habitante de Tijuana (Baja Colômbia) sob condições específicas que o afastaram do seu universo habitual e permaneceu incomunicado enquanto trabalhava com um salário mínimo numa fábrica da zona. A encenação procura contar esta experiência e indagar nas possibilidades da representação. Ser outro, tentar viver a vida de outra pessoa. Se trocar pelo outro. Isso não é atuação? Este trabalho faz parte do projeto “La Democracia em México 1965 – 2015”
Dia 16 e 17.set (sexta e sábado)
UN CABALLO SE LAMENTA – ESPETÁCULO INTERNACIONAL
Grupo Yuyachkani – Peru –Teatro Vila Velha – 20h -Classificação 14 anos
SINOPSE – Un caballo se lamenta (2016) retoma o projeto de Yuyachkani Baladas del bien estar (1985) sobre poemas e canções de Bertolt Brecht, obra e pensamento indispensável para alimentar a proposta cênica de Yuyachkani. O poeta alemão tem sido e é um interlocutor necessário com o trabalho do grupo e chegou em um momento em que o coletivo pensava na necessidade de inventar um teatro que correspondera ao seu tempo. Brecht contribui com Yuyachkani dotando-o de um corpo teórico, uma maneira de entender e olhar o mundo.
Dia 17 e 18.set (sábado e domingo)
PRÓLOGO PRIMEIRO – ESPETÁCULO DO RIO GRANDE DO SUL
Gruó: Caixa do Elefante – Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Teatro Martim Gonçalves – 20h (17 de setembro) – 16h e 20h (18 de setembro) – Classificação 14 anos
SINOPSE – O espetáculo Prólogo Primeiro utiliza textos de Edward Gordon Craig, montados pela primeira vez no Brasil, cinquenta anos após a morte deste controvertido diretor, dramaturgo, cenógrafo e teórico teatral que revolucionou o século XX com o seu “teatro do futuro” e sua “supermarionete”. A mescla do simbólico, do paródico e do místico presente em sua obra são apresentados de forma leve, fazendo refletir sobre a presença do ator em cena e também sobre diferentes modos de relacionar-se com o outro e com o mundo.