“As cores variam de acordo com o desejo e as características de cada mulher. O mais importante é nunca dizer onde a mecha começa ou termina. O resultado deve ser natural, como se a mulher tivesse passado longos períodos ao sol”, explica Romeu, à frente do Romeu Felipe Creative Salon, em São Paulo. Referência em colorimetria, ele é responsável pelo visual de famosas como Yasmin Brunet e Ticiane Pinheiro.
Paixão nacional em outras épocas, os cabelões já não são mais unanimidade. “Em 2016, as mulheres cortaram na altura do ombro, o famoso long bob. Agora o novo comprimento fica de cinco a seis centímetros abaixo do ombro. A base é bem reta, porém com camadas e fios menores no contorno do rosto”, indica Marcos Proença, que cuida de dois salões com seu nome, em São Paulo, e de estrelas como Deborah Secco e Flavia Alessandra.
10 apostas capilares para o outono-inverno 2017
-
Base reta com franjões
Cabelos com base reta, na altura do ombro, como os de Ticiane Pinheiro, são o desejo da vez. O franjão faz toda a diferença: dá ar de diva e pode começar na altura dos olhos ou da boca. “A franja ganha espaço na beleza das brasileiras”, conta Romeu Felipe.
-
Curtinhos com personalidade
Cortes curtos e assimétricos estão entre as principais tendências apontadas por Marcos Proença. O expert recomenda o grown-out bob e o pixie com franja, como o de Sophia Abrahão, para quem tem cabelos lisos. Quem tem fios de outras texturas deve investir nos curtos messy, com pontas na altura do queixo e a parte de trás no meio da nuca e efeito “bagunçadinho”.
-
Franjinhas
Elas vêm com base reta e na altura das sobrancelhas, como a de Alessandra Ambrosio, e são uma das fortes tendências apontadas pelos hairstylists para mudar a aparência de um jeito cool. As mais descoladas podem ousar com as bem curtinhas.
-
Longos em camadas
Para quem jamais abre mão do cabelão, o longo em camadas, na altura dos seios, como o de Jessica Biel, é a recomendação dos cabeleireiros. Esse tipo de corte dá leveza ao look.
-
Loiros naturais
Fios claros com cara de “nasci assim” vêm com tudo. “As luzes aparecem de formas delicadas, em tom sobre tom, com uma suave passagem da raiz até as pontas. Não pode ficar parecendo que tem blocos claríssimos e muito marcados”, explica Marcos Proença, que destaca Gigi Hadid como símbolo máximo desta tendência.
-
Tons de areia
Para quem quer clarear bem os fios, loiros em tons de areia, com toques de dourado e gelo, como o sand summer de Yasmin Brunet, estarão em alta. “As loiras adotam nuances mais inteiras, em tons de dourado. Para as platinadas, é a vez dos tons pastel, como rosé e pêssego, bem lavados”, complementa Romeu Felipe.
-
Castanhos caramelados
Quem gosta dos castanhos deve saber que os tons da vez são os de caramelo aliados ao doce de leite, vanilla e acobreados, como o caramel twist de Camila Coutinho. “As morenas têm efeitos cada vez mais suaves, com tom sobre tom, bem naturais, em cores sóbrias e com profundidade”, explica Romeu Felipe.
-
Morenas iluminadas
O bronde (blonde + brown, em português loiro + castanho) continua forte. “As luzes devem ser em um tom abaixo da tonalidade natural dos cabelos”, ensina Marcos Proença. O efeito sun-kissed, que imita o queimado pelo sol, também estará em alta.
-
Ruivas vibrantes
Para quem quer ficar ruiva, os acobreados e o tom pumpkin spice (com raiz escura e pontas mais claras), como o de Emma Roberts, são a dica de Marcos Proença para o momento. O vermelho fogo, que vive seu auge na Europa e nos Estados Unidos, também deve chegar logo por aqui, aponta Romeu Felipe.
-
Risca no meio + fios atrás da orelha
Para brilhar num evento, Marcos Proença acredita na combinação de risca no meio e cabelo atrás da orelha como o penteado da vez. “Em todos os red carpets do último semestre, diversas celebridades e it girls usaram esse styling, com o cabelo bem esticado e reto. É supermoderno e fashionista!”. Uma das adeptas é Kylie Jenner.
uol