O motor de três cilindros é uma tendência da indústria automobilística. Ele tem um bom desempenho e é econômico. Apesar da vibração do motor.
Observação curiosa de um ouvinte do nosso AutoPapo: diz ele já estar no seu segundo carro com motor 1 litro de apenas três cilindros, tendência de toda a indústria automobilística. Ele já teve um Hyundai HB20, e hoje tem um Volkswagen Up. Ele gostou de ambos, inclusive desse novo motor 1 litro tricilíndrico. Que ao contrário dos antigos motores mil, é muito econômico e tem um bom desempenho. Mas ele reclama de ambos a respeito de um barulho esquisito. Diferente dos antigos quatro cilindros e também de uma ligeira vibração.
Ele pergunta: isso é inevitável nesses motores? E a resposta é que motor com número ímpar de cilindros, é mais difícil ser equilibrado, mas existem soluções. O motor 1 litro tricilíndrico da Opel na Europa, e brevemente o da Ford aqui no Brasil, não oferecem trepidação nenhuma. Mas às custas de uma solução cara: um eixo contra rotante só para eliminar as vibrações.
R7