A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) vai reforçar a segurança nas praias, durante o feriado prolongado de Tiradentes, a partir desta-sexta-feira (21). O serviço vai atuar com 30 agentes extras no período, somando 253 agentes divididos em duas turmas, atendendo à expectativa de aumento da presença de banhistas, no trecho Jardim de Alah a Ipitanga.
De acordo com o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o órgão atua orientando os banhistas de forma educativa, evitando situações de risco e afogamentos. Ele alerta para a mudança de clima, comum ao outono, trazendo chuva intensa e influenciando diretamente nas condições do mar. “Quando o sol abre, o mar ainda permanece com a configuração de frente fria. Uma situação perigosa para o nado”, explica.
Outra precaução é evitar entrar na água durante a chuva, pois há grande possibilidade de descargas elétricas, através de raios, na água do mar. “O ideal é procurar um abrigo, principalmente, nas praias de Jaguaribe, Piatã e Itapuã, as mais perigosas nesse quesito”, previne Dantas.
Ele recomenda ao banhista tomar banho próximo aos postos salva-vidas, verificar as bandeiras de sinalização e consultar os agentes sobre o local indicado para banho. O cuidado deve ser redobrado com as crianças e evitar os rochedos e corais para fazer selfie. “Temos registrado diversos acidentes relacionados a este tipo de ocorrência”. Apesar disso, o coordenador destaca que, no trecho de atuação da Salvamar, não há registro de óbitos por afogamentos há três meses.
Demais cuidados – O banhista também deve estar atento ao consumo de bebidas alcoólicas. Ao fazer o uso delas, o banho de mar deve ser evitado, pois o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que é perigoso. Também é importante ter cuidado com as bóias, pois objetos flutuantes são levados mais facilmente pela correnteza. Em praias sem a presença de salva-vidas, nada de se arriscar na água, para evitar situações adversas.
Contato – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais, o órgão pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias, fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, no número 193.
Foto: Bruno Concha/Secom