Os idosos começaram a abrir os horizontes para o ambiente digital e mais da metade deles (53,9%) já acessam a internet. Eles, no entanto, ainda não têm o hábito de comprar itens online.
De acordo com os dados pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), que mapeou os idosos acima de 60 anos, 39,3% dos idosos utilizam diariamente a internet e somente 19,1% usam para compras online. Os eletroeletrônicos (51,2%), eletrodomésticos (43,1%) e viagens (41,9%) são os itens mais comprados pelo grupo.
Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a pesquisa sugere que ainda há oportunidades significativas para ampliar o comércio eletrônico entre as pessoas com mais de 60 anos.
— A adesão ainda relativamente baixa mostra que é preciso engajar mais o público da terceira idade, propondo meios para facilitar seu acesso a esse canal de venda. […] Além disso, linhas de produtos específicos para os idosos, em áreas facilmente acessíveis, poderiam proporcionar uma melhor experiência e estimulá-los a se interessar mais pelas compras online.
O levantamento identificou ainda que o uso de smartphones para se conectar entre os idosos já é maior do que o de aparelhos mais tradicionais: 61,1% utilizam os smartphones, 53,6% usam os computadores tradicionais de mesa, 37,7% o notebook e 11,4% o tablet.
Ainda que o smartphone seja o meio mais utilizado para se conectar, o uso de aplicativos para esse aparelho ainda não é significativo pelos idosos: praticamente metade dos entrevistadas (47,9%) possuem celular, mas não usam nenhum aplicativo no dia a dia.
Entre os 27% que disseram usar os aplicativos, os mais frequentes são os de transações bancárias (11,8%), serviços de transporte individual (8,4%) e de viagens (6,3%).
A pesquisa mostra também que entre as principais motivações para o uso da internet estão o relacionamento com familiares (62,9%), a busca por notícias sobre economia, política, esportes e moda (47,8%), e informações sobre produtos e serviços (43%). Entre as redes sociais e aplicativos de celular mais utilizados pelas pessoas da terceira idade estão o Facebook (77,3%), o WhatsApp (73,5%) e o Youtube (39,8%).
R7