Depois de dois anos sem disputa, uma das mais tradicionais competições do calendário esportivo do estado, o Campeonato Baiano de Karts, disputado desde o final da década de 60, terá uma temporada de homenagens
Como uma Fenix, resurgindo das cinzas, o Campeonato Bahiano de Karts voltou a ser disputado em 2017, depois de dois anos sem disputa por conta do um ippon que o Kartódromo Ayrton Senna sofreu, perdendo seus boxes de nível internacional e parte da sua pista. A Associação Bahiana de Karts (ABK), carinhosamente, reinventou o autodromo que trouxe tantas alegrias aos amantes do kartismo baiano.
A alegria voltou e nada mais justo do que render homenagens há alguns que contribuiram, nos últimos destes mais 68 anos de história, para que a tradicional competição continuasse a ser disputada. A primeira etapa será em homenagem ao piloto e arquiteto Paulo Cunha. Cunha, como piloto, é um dos que disputa desde quando as provas eram no Jardim dos Namorados, no final dos anos 60.
Além de piloto, o arquiteto Paulo Cunha também contribuiu com Kart baiano com o projeto do Kartódromo de Vitória da Conquista e agora, com o projeto do Kartódromo do Complexo Automobilístico de São Francisco do Conde que, além do Kartódromo ainda conta com pistas de Velocidade na Terra, Arrancada e Autódromo.
Além de Paulo Cunha, a ABK já definiu homenagens ao piloto e presidente do Clube de Automobilismo da Bahia, Aurtéliano Campos, o Lelo Bala, em memória, que sempre esteve presente nas provas do Kart, atuando muitas vezes como fiscal de pista entre outras atividades. A outra homenageada será a ex-presidente da Federação de Automobilismo da Bahia, Selma Moraes, considerada o “motorzinho” do automobilismo baiano e que muito fez e continua fazendo, também, pelo kart como o novo Kartódromo.
Como nas últimas temporadas, o Campeonato Baiano de Kart está previsto para ser decidido em seis etapas, com a primeira no dia 15 de Abril, tendo, em seguida, etapas no dias 3 de junho, 18 de Agosto, 15 de Setembro, 28 de Outubro e 8 de Dezembro. Cada etapa terá duas provas totalizando 12 baterias no ano para cada cattegoria.
Este ano, algumas novidades atestam o renascimento e a consolidação do Kartismo na Bahia apesar da energia políca que tentou acabar com o Kartódromo Ayton Senna, que leva o nome do maior ídolo do automoblismo baiano. Uma delas é o crescimento de quase 100% da categoria Sport 400 A que conta com o retorno de alguns pilotos como o multicampeão e maior ídolo do automobilsimo baiano atualmente, Diego Freitas e deve contar com mais de 13 pilotos no grid.
A catgoria Rental, disputada com karts alugados e em dupla, também cresceu. Os pilotos se juntaram em uma vaquinha para comprar novos motores que, de acordo com o regulamento, serão sorteados entre as duplas em cada bateria. A pista do combalido Kartódromo Ayrton Senna Também cresceu.
Sem apoio nenhum, mais uma vez, os pilotos se juntaram e compraram asfalto suficiente e custear as obras para fazer mais uma curva, aumentando o tamanho da pista em 50 metros. O que aumentou, também, foi a rivalidade entre os pilotos das categorias Sport 400 A, Sport 400 A Master, Sport 400 B e Rental aumentando, consequentemente o nível da adrenalina do bom público que sempre acompanha a disputa.
Calendário:
I Etapa – 15 de Abril
II Etapa – 3 de junho
III Etapa – 18 de Agosto
IV Etapa – 15 de Setembro
V Etapa – 28 de Outubro
Vi Etapa – 8 de Dezembro