O que os soteropolitanos tem a dizer sobre a data.
A Black Friday é uma ação de vendas, na qual os lojistas realizam uma série de promoções para atrair compradores. O movimento se consolidou nos Estados Unidos, onde ocorre na sexta-feira após o Dia de Ações de Graças, como uma estratégia de vendas de antigas mercadorias e início das vendas de Natal. No ano de 2023, segundo dados da Conversion, 90,5% dos entrevistados manifestaram a intenção de realizar compras nesta edição do evento varejista. Este número representa um crescimento de 9% em relação à parcela de participantes que afirmaram ter efetuado compras na edição de 2022.
“Eu tive uma boa experiência com Black Friday. No ano passado comprei meu notebook com um super desconto depois de juntar dinheiro durante um ano, pois sabia que ia estar mais barato. Sempre gosto de me preparar para esse período do ano porque sei que vou comprar minhas coisas com um super desconto.” Carina Marques, 22 anos, estudante
foto: Carina Marques
“Eu não costumo comprar muito na Black Friday. Mas já tive algumas experiências. O que eu percebo é que de modo geral as grandes lojas e marcas na verdade não aderem de fato a black, eles disfarçam os valores mantendo o mesmo valor. Por exemplo, a Magazine Luiza. Estava avaliando para comprar um tablet, estava um valor. Esperei um tempo, abaixou o valor cerca de R$500. Mas na black fui olhar de novo pra ver a probabilidade de comprar e quando fui ver estava o valor inicial. Agora o que percebo é que as lojas menores, tipo, de instagram e online, fazem realmente jus a black. Fazem promoções, diminuem valores e principalmente, abatem o frete. Aí vejo mais sentido em comprar na black nesses lugares!” Yana Luiza Carvalho, 24 anos, estudante.
foto: Yana Luiza Carvalho
Por: Eduarda Carvalho, Eloá Almeida e Ludmilla Santanda