Em busca de maior conforto, muitos motoristas pensam em calibrar o pneu abaixo do recomendado. Mas essa suavidade pode não ser tão vantajosa assim.
Um leitor do AutoPapo pergunta: É realmente vantajoso reduzir em 4 a 5 libras, conforme me recomendaram, a pressão de todos os pneus, para que o carro tenha um rodar mais macio, mais suave e mais confortável? E a resposta é negativo. A menos que se esteja disposto a pagar um preço muito caro por essa suavidade. Pois, as contra indicações são várias.
A começar pelo aumento do desgaste do pneu, ele vai durar muito menos. Um outro ponto negativo é o aumento do consumo de combustível. Já que o pneu terá que vencer um atrito maior com o asfalto. E outra: com a calibragem reduzida, aumenta-se a possibilidade de deformar a roda ao passar com o carro por um buraco. Não bastasse tudo isso, pode notar que o pneu com a calibragem inferior à recomendada, com certeza, vai prejudicar e muito a estabilidade do automóvel.
R7