Cinco técnicas de pilotagem

 

VejaTambém

Não importa quanto tempo de pista você tem: sempre há espaço para melhorar suas habilidades. A melhor maneira, claro, é encontrar um bom curso de pilotagem que pode ensinar aquilo que você ainda não domina. Mas também é possível aprender alguns truques por conta própria. Para isso, basta um lugar seguro – Dica de amigo: uma via pública não é um lugar seguro! –, conhecer os limites do seu carro e muito, muito treino.

Confira abaixo dicas de quem entende do assunto – os vídeos estão em inglês, mas com explicações e gráficos bem simples de entender – que vão te ajudar a virar mais rápido no próximo Track Day.

ACHE O TRAÇADO MAIS RÁPIDO EM UMA CURVA

Pilotos profissionais sabem melhor que qualquer um achar o jeito mais rápido de passar por uma curva – é o mínimo que se espera, já que esse é o trabalho deles. Assista ao vídeo e confira dicas de pilotos como Tommy Milner – atual campeão das 24 Horas de Le Mans na categoria GTE Pro –, Marino Franchitti e Jörg Bergmeister – outro campeão de Le Mans.

APRENDA O PUNTA-TACCO

Se você tem um carro com câmbio manual e quer levá-lo para a pista, essa é uma técnica que você deve dominar. Basicamente, o Punta-Tacco  é uma manobra realizada nas reduções de marcha para ajustar as rotações do motor, o que ajuda a diminuir os trancos e melhora o equilíbrio dinâmico do carro, fazendo com que você vire mais rápido na pista. Atenção: a escolha do seu calçado pode influenciar na técnica. Para não ser surpreendido, faça testes com o carro parado e tenha certeza de que você sentiu uma boa aderência no pedal.

SAIBA RETARDAR A FRENAGEM

Outra aula de pilotos profissionais como Graham Rahal, da Indy, e Andy Pilgrim, que vão mostrar que retardar a frenagem é uma técnica que vai muito além do que simplesmente esmagar o pedal. É preciso muita prática, assim como conhecer as condições da pista antes da curva.

BELISQUE A ZEBRA COMO UM PROFISSIONAL

Na teoria, fazer uma curva é simples: basta “acertar” a zebra com perfeição. No vídeo acima, caras como Tony Kanaan e Ryan Briscoe explicam um pouco sobre o momento certo para aplicar a técnica em curvas mais complexas.

CONTROLE O “UNDERSTEER” E O “OVERSTEER”

Sem entrar nas complexas questões das configurações do carro, Don Harple, um instrutor do AMG Driving Academy, explica o conceito básico de Understeer eOversteer – ou subesterço e sobreesterço – e como controlá-los.

uol

Mais Notícias

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias