Na manhã deste sábado (7), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, acompanhou o desfile de 7 de setembro, na capital federal, em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil. Na ocasião, o ministro reforçou que a data é símbolo do resgate ao patriotismo brasileiro, além de estimular o turismo no país, com a geração de empregos temporários e mais renda circulando nos destinos turísticos e nas economias locais.
“A data desperta o sentimento cívico e de patriotismo em todos nós, brasileiros. O país passa por um momento de muito otimismo e de avanços cada vez mais expressivos sendo conquistados. Feriados de curta duração, como esse, fazem a nossa economia girar, estimulando o turismo em várias regiões do Brasil. Só aqui em Brasília, hoje, tivemos cerca de 20 mil pessoas comemorando a nossa independência”, destacou o ministro, ao final da celebração.
Com o tema “Vamos valorizar o que é nosso”, a celebração contou com mais de 20 mil participantes, entre moradores da capital e turistas de outros estados do país, além de 4,5 mil pessoas no desfile, sendo 3 mil militares das Forças Armadas. No encerramento, a Esquadrilha da Fumaça, um dos momentos mais esperadas pelo público, deu um show de acrobacias no céu de Brasília com as aeronaves Super Tucanos, nas cores da bandeira do Brasil.
A passagem do Fogo Simbólico pelo atleta e 3º sargento da Marinha Altobeli Santos da Silva, a marcha de alunos de escolas do DF e a Pirâmide Humana, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, também fizeram parte da programação. Neste ano, o público que foi acompanhar a cerimônia contou com algumas novidades: mais telões – passou de três para 10; mais espaços para portadores de necessidades especiais e mais banheiros químicos.
TURISMO AQUECIDO – Mesmo com o feriado sendo no sábado, o turismo fica aquecido. Quem trabalha no fim de semana, ganhou folga para fazer um bate e volta nos destinos próximos de onde mora. Além disso, mais de 3 mil empresas do varejo, comércio, serviços e turismo aderiram a campanha do governo federal, Semana do Brasil, com ações promocionais que visam descontos de até 80% aos consumidores.
Iniciada nesta sexta-feira (6), a iniciativa é uma parceria entre o setor público e a iniciativa privada que pretende movimentar a economia e o turismo internos no mês em que se comemora a independência do Brasil. Com abrangência nacional, a campanha recebe inscrições de pequenos, médios e grandes empresários de todos os estados brasileiros. Assim, consumidores poderão encontrar promoções e descontos em hotéis, lojas de automóveis, instituições financeiras, agências de viagens, restaurantes, lojas de departamento e ações em segmentos.
Durante o desfile de 7 de setembro, o ministro Marcelo Álvaro Antônio lembrou a importância da Semana do Brasil, que encerra no próximo dia 15, para o crescimento do turismo interno, fortalecendo o produto brasileiro e os destinos turísticos nacionais. “É um movimento para fortalecer o nosso país e consequentemente o Brasil como destino turístico nacional e internacional. Vamos transformar o potencial que o país possui em realidade”, afirmou o ministro.
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