O Ford New Fiesta já não é mais tão “New” assim há algum tempo. Depois de quatro anos com o mesmo visual, agora ele recebeu uma leve reestilização que atualizou seu desenho na dianteira. Este é um prêmio de consolação para quem não vai ver a nova geração europeia do modelo, que não vem para o Brasil tão cedo. E olha que isso é mais do que os Estados Unidos. Por lá, o hatch tende a ser descontinuado.
Juntamente com a reestilização, o New Fiesta também ganhou novos bancos e a ótima central multimídia Sync 3 de série a partir da versão SE 1.6 Plus. A única modificação mecânica está nos amortecedores, que tiveram alteração na carga de trabalho para melhorar a estabilidade e grudar as rodas no chão.
Para quem esperava a chegada do mesmo trem de força da versão de entrada do Novo EcoSport (motor 1.5 três-cilindros e câmbio automático com conversor de torque de 6 marchas), uma decepção: o hatch continua sendo oferecido com os mesmos motores de antes. O Sigma 1.6 Flex de quatro cilindros e 128 cv (E) de potência está em sete das oito versões da gama 2018 do hatch. Já o motor EcoBoost 1.0 a gasolina, tricilindro, de 125 cv, fica restrito a uma única opção, com câmbio manual de cinco marchas.
Por falar na transmissão, as versões automáticas trazem outro velho conhecido: o câmbio de dupla embreagem e seis marchas – outrora chamado de Powershift, e agora denominado apenas como “transmissão sequencial”. Depois das reivindicações de clientes, a Ford aposta na redenção desse câmbio. O Powers… Digo, a transmissão sequencial ganhou nova calibração, novo módulo, troca na composição do material de atrito da embreagem e novos retentores de borracha. A fabricante afirma que as reclamações de clientes já se reduziram em mais de 90%.
Veja quais são as oito versões do hatch e seus equipamentos de série:
SE 1.6 MT: R$ 56.690
Possui Sistema Sync 1 com Applink e assistência de emergência; sensor de estacionamento traseiro; ar-condicionado; direção eletromecânica; espelhos retrovisores elétricos; trava elétrica das portas com controle remoto; vidros elétricos dianteiros um-toque; computador de bordo; banco traseiro bipartido (60/40); 2 airbags frontais; alarme volumétrico; farol de neblina; calota com roda de 15 polegadas e faróis com máscara negra.
SE 1.6 STYLE MT: R$ 59.590
Tem os mesmos equipamentos da versão SE 1.6 MT e acrescenta roda de liga-leve de 16 polegadas; controle de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; acabamento preto exclusivo na grade dianteira, retrovisor e moldura do farol de neblina.
SE 1.6 PLUS AT: R$ 62.390
Tem os mesmos equipamentos da versão SE 1.6 MT e acrescenta a transmissão sequencial de seis velocidades; sistema multimídia Sync 3 com tela de 6,5 polegadas; vidro elétrico traseiro; global closing.
SEL 1.6 MT: R$ 61.090
Tem os mesmos equipamentos da versão SE 1.6 PLUS AT, mas com câmbio manual de cinco velocidades e roda de liga-leve de 15 polegadas.
SEL 1.6 AT: R$ 65.390
Tem os mesmos equipamentos da versão SEL 1.6 MT, mas com transmissão sequencial de seis velocidades.
SEL 1.6 Style Ecoboost MT: R$ 69.790
Tem os mesmos equipamentos da versão SEL 1.6 MT, mas com motor Ecoboost 1.0 três-cilindros de 125 cv; roda de liga leve de 16 polegadas e acabamento preto exclusivo na grade dianteira, retrovisor e moldura do farol de neblina.
Titanium 1.6 AT: R$ 71.190
Tem os mesmos equipamentos da versão SEL 1.6 MT, mas com transmissão sequencial de seis velocidades; roda de liga leve de 16 polegadas, computador de bordo; compatibilidade do Sync 3 com Android Auto e Apple Car Play; câmera de ré; navegação; banco parcialmente em couro; faróis com luzes diurnas de LED; lanterna parcial em LED.
Titanium 1.6 AT Plus: R$ 75.190
Tem os mesmos equipamentos da versão Titanium 1.6 AT, mas com banco de couro; sete airbags; acendimento automático dos faróis; chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power); sensor de chuva e espelho retrovisor eletrocrômico.
Terra