Pelo menos 20 famílias precisaram deixar os imóveis e outras três ficaram desabrigadas em João Dourado, no norte da Bahia, após um temporal na região no sábado (8) e domingo (9). Diversas ruas ficaram alagadas e a água invadiu algumas residências no município.
Ao todo, a Defesa Civil registrou 90 milímetros de chuva no final de semana. Por causa dos ventos fortes, uma árvore também caiu, danificou um poste e provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica.https://83a5893b7d232961dc52542c63fa638b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A cidade tem um sistema de bombeamento, para escoar a água da chuva, mas, por causa do problema na rede elétrica, o serviço foi interrompido. Horas depois, com a energia retomada, agentes da Secretaria Municipal de Obras deram continuidade ao serviço para diminuir os danos provocados pela chuva.
Uma central de atendimento e apoio foi montada na Escola Municipal Ida Bastos, no Centro da cidade, para onde as famílias foram levadas. Uma campanha para arrecadação de alimentos e outros donativos às pessoas atingidas. Para doar, os moradores podem fazer a entrega na própria escola.
A prefeitura orienta que moradores que, caso percebam situações de risco por causa da chuva, acionem a Defesa Civil pelo telefone (74) 9 9922-0657, que também funciona como contato de aplicativo de mensagem.
No ano passado, a previsão de chuva em João Dourado era de 400 milímetros. No entanto, somente nos meses de novembro e dezembro, mais de 700 milímetros de chuva foram registrados no município.
Pista interditada
A via que dá acesso à localidade de Passagem Molhada, na zona rural de Chorrochó, também no norte baiano, foi alagada por causa da chuva e impede a passagem de veículos. Motoristas reclamam de prejuízo porque a pista foi danificada.
Pedras e pedaços de tronco estão soltas na pista e moradores dizem que também vivem transtornos por causa do acesso comprometido.
Chuvas na Bahia
De acordo com o último boletim da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), divulgado no sábado (8), os dados com relação à população atingida pelas enchentes alcançou 850.424 pessoas.
Os dados são contabilizados com base em informações recebidas das prefeituras e ocorrem em diversas regiões do estado.
Até sábado, eram 26.607 desabrigados, 61.516 desalojados e dois desaparecidos. Não há detalhes sobre os municípios onde foram registrados os desaparecimentos. O número de mortes segue 26 e o de feridos 520.
Os números correspondem às ocorrências registradas em 176 municípios afetados. Desse total, 165 estão com decreto de situação de emergência. O último decretado foi o município de Caraíbas.
G1