Um conspirador, um militar contestador, um homem amado odiado por políticos e admirado pelos amigos. Um aventureiro. Personagem digno do realismo fantástico. Eis o coronel Geraldo Sodré Martins, participante ativo na Bahia do Golpe de 1964. A história de um período duro da política nacional – o chamado Governo Militar. Sua saga, aventuras e desventuras está no livro “Estilhaços de uma existência”, uma biografia com estrutura de romance, que será lançado no próximo dia 20 de outubro, a partir das 18 horas no salão de eventos do Clube Espanhol, na Barra.
Segundo o autor, o escritor e jornalista Jolivaldo Freitas a história do coronel que era assim chamada por respeito, medo ou deferência – é rica em fatos históricos. “O que o livro aborda com profusão de pesquisa e mostra também um período da vida social da Bahia em que o preconceito entre as classes sociais era algo imensamente vivido”.
Segundo ele, a história do homem Geraldo Sodré Martins é boa der ser contada. Ele que era militar, médico, professor da Faculdade Bahiana de Medicina, articulista de jornais, atleta e pintor, dentre outras atividades, “O coronel foi a primeira autoridade na Bahia a brigar pelo meio ambiente nos anos 1950. Teve uma grande pendenga com a Souza Cruz acusando-a de causar doenças para os moradores de Itapagipe”, observa. A obra, como teve patrocínio do Banco Master, será dado gratuitamente a que for ao coquetel.