No dia 24 de julho completa 30 anos da Lei de Cotas (nº 8213/91), que prevê a contratação de pessoas com deficiência de acordo com a quantidade de colaboradores e colaboradoras de uma empresa. Esta data é muito importante para o Assaí Atacadista porque a valorização da pessoa com deficiência é um dos principais pilares do Programa de Diversidade da companhia.
A cada loja inaugurada, é formado um time plural e que conta com colaboradores e colaboradoras com deficiência. Atualmente, são 2.655 pessoas com deficiência no time do Assaí a nível nacional, o que corresponde a 5.2%. Destes, 18,8% possuem deficiência visual e 38,3% física. Dentre eles, estão Hegton Silva, 44 anos, Chefe de Açougue de uma das lojas da Cidade Baixa, em Salvador, e Edilton Santos, 32 anos, Empacotador em Vitória da Conquista.
Diferenças abraçadas
Há sete meses no Assaí, Hegton afirma que a empresa é “muito aberta, com abordagens sempre positivas”. Ele conta que desde a entrevista até agora, nunca foi tratado diferente do que deve ser. “Nunca me limitaram. As cobranças e os aplausos são iguais. No Assaí, as diferenças são abraçadas. O pessoal é bastante esclarecido”, destaca o profissional, que em 3 de outubro de 2020 sofreu um acidente de carro e teve que se readaptar.
“No início, tudo foi difícil. Meu fêmur se partiu em três pedaços. Fique seis meses internado e um ano tratando uma infecção. Depois que voltei a ir às ruas, como minha perna esquerda não é mais presa ao quadril, o que faz com que uma seja maior que a outra, eu me desequilibrava muito por não encontrar condições adequadas de mobilidade. Me chateava ao ser chamado de capenga, mas hoje, para mim, isso já não é problema. Todos nós precisamos nos reeducar, principalmente quem ainda insiste em reforçar estereótipos”, comenta Hegton.
Sobre algo de que sente falta, ele conta que é de jogar futebol, seu esporte preferido, mas diz que se reencontrou nos esportes aquáticos, como natação e stand up. Algo de que se orgulha é de ter voltado a exercer a mesma função, de chefia, que exercia antes de sofrer o acidente.
Se colocar no lugar dos outros
Desde criança, Edilton Santos
Sobre o fato de o seu local de trabalho promover sensibilização do quadro de colaboradores e colaboradoras para eliminar preconceitos e estereótipos e possibilitando uma melhor convivência, Edilton
Ele também conta que, ao perceber que seria mais viável para ele, sua chefia o trocou do turno do fechamento da loja para o de abertura. “Sou muito grato por essa compreensão”. Sobre seu desenvolvimento no Assaí Atacadista, ele comenta: “é gratificante e prazeroso ao mesmo tempo. A cada dia um novo aprendizado. Me sinto muito feliz em fazer parte dessa família”.
Inclusão no Assaí
Entre as estratégias para fomentar o respeito, o combate à discriminação, a inclusão e a diversidade, a valorização de pessoas com deficiência é um dos principais pilares do Programa de Diversidade do Assaí Atacadista.
Também são realizados treinamentos de carreira personalizados para estes profissionais (Protagonize sua Carreira); curso de Libras na Universidade Assaí para que os colegas de trabalho possam aprender a se comunicar melhor com aqueles que são surdos e conversam somente em Libras. Além disso, há acessibilidade nas unidades; uso de lege nda ou tradutor de Libras nos vídeos e materiais internos e um calendário de Diversidade com ações internas.
A empresa também lançou o avatar Hugo no seu site e no canal interno de comunicação. A ferramenta traduz conteúdos de textos e vídeos em Libras. Por meio da iniciativa, o Assaí passou a ser a primeira empresa do varejo a implementar o recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Com crescimento de 30% em receita bruta em 2020, é a empresa de cash&carry que cresce mais rápido no Brasil e está presente nas cinco regiões do País com 187 lojas distribuídas em 23 estados (incluindo Distrito Federal). É um dos dez maiores empregadores do país com mais de 50 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.