Com o objetivo de promover um diálogo sobre o respeito à diversidade religiosa, a roda de conversa “Patrimônio É…” deste mês de julho, promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), vai abordar o tema “Liberdade de Crença”. O encontro acontece na sexta-feira (28), às 15h, no Ilê Opô Afonjá (São Gonçalo do Retiro) e será transmitido pelo canal da FGM no YouTube.
Com a mediação da jornalista Cristiele França, a mesa será composta por Mãe Ana de Xangô; a advogada e membro da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB-BA, Camila Garcez; o superintendente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia, Hermano Queiroz; e o professor André Luis Nascimento. A conversa pautará a importância dos terreiros de candomblé enquanto patrimônio cultural e o respeito à liberdade de crença como forma de reconhecer a dignidade e autonomia de cada cidadão.
Como atração musical, ocorrerá a performance “Tamborismo: Poesia & Tambor”, com o poeta Nelson Maca e o mestre de percussão Jorjão Bafafé. Juntos, eles levam ao palco poesias, temas, formatos e ritmos da cultura africana através da forma de expressão da oralidade contemporânea estruturada a partir de elementos da poesia do “poema batuque”, do “slampoetry”, do “dubpoetry” e do “rhythmandpoety” (rap).
O espetáculo explora o ritmo da língua e do corpo, acompanhada pelo couro e efeitos da percussão. Musicalmente, é regido pelos ritmos do candomblé, do reggae, do dub, do rap, do kalyso, do funk carioca e do funk-soul.
Projeto – O “Patrimônio É…” faz parte do programa Salvador Memória Viva da FGM, que traz encontros mensais para tratar de temas que envolvem os patrimônios culturais de Salvador. O objetivo, para além da promoção da educação patrimonial, é a instrumentalização das políticas públicas do município que valorizem a memória histórica da cidade.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Texto: Ascom/FGM PMS