Comer bem é necessário para manter o pique durante a folia e nutricionista dá dicas de alimentação para o folião
A euforia do Carnaval faz o folião se esquecer de comer bem, embora precise de muita energia para aguentar o pique na pipoca, dentro do bloco ou no camarote. Para conseguir manter a disposição durante todos os dias da folia, a nutricionista Ione Câmara, da rede GBarbosa, dá dicas de uma alimentação equilibrada. “Prefira os alimentos de fácil digestão, como frutas, verduras, legumes e carnes magras. Nada de feijoada, sarapatel ou churrasco. Vale comer carboidratos para dar mais energia, mas prefira os integrais”, orienta.
Para os intervalos das refeições, a nutricionista sugere comer lanches mais saudáveis, como mix de oleaginosas, como castanha do Pará, nozes, amêndoas, castanha de caju, além das barrinhas de cereais, frutas e bebidas lácteas. Também é preciso se hidratar bastante e evitar os excessos de bebida alcóolica, pelo menos, é o que se recomenda. “Beba muita água, mineral! Ela vai ajudar a repor os sais minerais e vitaminas perdidos no suor”, alertou Ione. Vale também água de coco, sucos e isotônicos.
E entre uma cerveja e outra, a dica para evitar aquela ressaca é beber um copo com água. “O álcool desidrata o organismo e o consumo de água ajuda a evitar as dores de cabeça e indisposição do outro dia”, lembra Ione, acrescentando que vale exagerar no consumo de água. “Os foliões devem se lembrar de beber muita água mineral e de se alimentar bem”, reforça a profissional.
Como se preparar antes da folia e durante
Ante de sair para a avenida
– Faça uma refeição balanceada e moderada, com saladas e porções de carboidrato (pães, arroz, batata ou macarrão), fornecedores de energia para ir atrás do trio.
Durante os dias de folia
– Coma cereais, frutas, legumes, verduras e carnes magras. Evite alimentos gordurosos.
– Beba muita água mineral e não exceda na água que passarinho não bebe.
– Não consuma bebida alcóolica com o estômago vazio.