O Parque Social participará pela terceira vez consecutiva da ação “World Cleanup Day – Eu Cuido do Meu Quadrado -, maior movimento mundial que promoverá neste próximo sábado (19) uma mobilização on-line para limpeza ambiental, digital, mental e solidária.
Como parte da programação de atividades em função da ação global, o Parque Social realizará a live “Compostagem e Hortas Urbanas”, prevista para às 16h, onde serão ensinadas formas de fazer a compostagem de resíduos orgânicos e a multiplicar ações de respeito e cuidados com o planeta. Integrantes de três projetos participarão ativamente do evento on-line: Agentes da Educação, Agentes do Empreendedorismo e In Pacto – Incubadora de Negócios Sociais.
A live contará com convidados que responderão questionamentos do público que estiver participando ao vivo e perguntas gravadas enviadas pelos integrantes dos projetos do Parque Social. O evento poderá ser acompanhado através do canal da instituição no Youtube.
A coordenadora do programa Agente da Educação, Renata Souza, destacou que a pandemia trouxe uma nova forma de atuação nesta edição do “World Cleanup Day”. “Nos anos anteriores o Parque Social estava nas ruas, escolas. Agora, com a pandemia, estamos totalmente online com a produção de cards, videos, live e debatendo a limpeza não só da rua mas também da nossa casa, como as crianças podem ajudar os pais nesse processo e participar gravando vídeos e nos enviando, por exemplo”, reforçou.
Repensando atitudes – A mobilização global neste ano está voltada para além das questões ambientais e trazendo reflexões sobre a limpeza digital de celulares e computadores, de que modo essa atitude pode auxiliar vida útil dos aparelhos, o estudo remoto em tempos de pandemia e ainda prevenção ao suicídio, assunto ligado a campanha Setembro Amarelo.
O tema limpeza solidária, por exemplo, tem proposto aos jovens um processo de limpeza do guarda-roupa, de modo que possam doar aquilo que não faz mais sentido para suas vidas mas que pode beneficiar outros jovens. O bate-papo aqui também pretende ajudá-los a encontrar instituições onde possam efetivar as doações.
Souza detalhou que as temáticas propostas pelo evento este ano vieram sendo debatidas de forma online pelos participantes e ex-participantes dos projetos desenvolvidos pelo Parque Social, a exemplo dos Jovens Aprendizes, que foram convidados para serem voluntários.
“A live é a culminância do trabalho que já vem sendo desenvolvido com a produção de cards e vídeos que estamos publicando nas redes sociais do Parque Social. Tem sido um desafio para eles e a proposta é que eles sejam multiplicadores destas ações”, pontuou.
Sobre o movimento – O “World Cleanup Day teve início na Estônia em 2008, quando 50 mil voluntários se reuniram para limpar o país em cinco horas. A ação se espalhou pelo mundo e, em 2017, foi lançada a campanha “World Cleanup Day” ou “Dia Mundial da Limpeza”.
Em 2019, o evento registrou a participação de 180 países, com mais de 21 milhões de pessoas realizando limpezas baseadas no mesmo modelo. No Brasil, foram 1200 cidades e mais de 320 mil voluntários.