Cinco unidades de saúde localizadas na região do Subúrbio Ferroviário funcionarão neste sábado (23), das 08 às 12 horas, exclusivamente para o atendimento dos beneficiários do Bolsa Família que precisam realizar o acompanhamento de saúde exigido semestralmente pelo programa.
As Unidades de Saúde da Família de Itacaranha, Ilha Amarela, Alto de Coutos 2, Alto da Terezinha e Alto do Congo atenderão os beneficiários que possuam entre os seus dependentes crianças menores de sete anos, mulheres em idade fértil (14 e 44 anos) e gestantes de qualquer idade. Os indivíduos que não atenderem a condicionalidade poderão ter o benefício bloqueado em 2020. O prazo para fazer o acompanhamento é o dia 30 de dezembro.
“O objetivo dessa estratégia é garantir que aquelas pessoas que por ventura têm dificuldades para ir até os postos durante o horário convencional de funcionamento, possam ter a oportunidade de realizar o acompanhamento de saúde no sábado. Até o final do ano, iremos cumprir um cronograma de abertura de postos aos sábados de modo que contemple todas as regiões da cidade, sobretudo, as localidades com maior número de beneficiários do programa”, explicou Kênya Lima, técnica da Atenção Básica.
Em Salvador, mais de 229 mil pessoas devem fazer o acompanhamento obrigatório, mas cerca de 145 mil pessoas ainda não compareceram as unidades de saúde. O objetivo é verificar se as famílias assistidas pelo programa estão acessando os serviços de saúde, conforme prevê o Governo Federal.
Os beneficiários devem levar o cartão do Bolsa Família onde consta o Número de Identificação Social (NIS), a caderneta de vacinação das crianças e a caderneta do pré-natal das gestantes. Os 140 postos da rede básica da Saúde de Salvador fazem o acompanhamento de segunda a sexta-feira, sempre das 08 às 17 horas.
Lista de postos que participarão do mutirão nesse sábado:
– USF Itacaranha
– USF Ilha Amarela
– USF Alto de Coutos 2
– USF Alto da Terezinha
– USF Alto do Congo