A sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais precisa ser uma prática de todos. E reforçando essa mensagem, o Shopping da Bahia inaugura nesta semana o “SDBecossocial”, um espaço para abordar estas práticas e gerar o engajamento de clientes.
O espaço, localizado próximo à Renner, no 3º piso, está aberto para visitação durante todo o período de funcionamento do shopping, e a entrada é gratuita.
A decoração faz jus a sua causa, com o uso inteligente de materiais reciclados, como pneus, caixas de plástico e papelão, para compor um ambiente leve, com balanços infantis e um jardim vertical.
O nome “Ecossocial” é inspirado pela trajetória do próprio empreendimento, que sempre buscou adotar ações socioambientais, trazendo a reflexão quanto a atividades que podem ser executadas em sociedade, e reforçando ações que o shopping voluntariamente tem inserido no seu dia-a-dia, a exemplo da reciclagem de materiais como papelão, latinhas, garrafa pets e sacos plásticos.
Impacto positivo
As iniciativas parecem simples, mas apenas em 2020, a reciclagem promovida pelo Shopping da Bahia gerou resultados positivos suficientes para evitar o desmatamento equivalente a seis campos de futebol, economizar 295 mil horas de energia, criar 16 mil camisetas feitas de malha ecológica e evitar o uso de 10.345 litros de petróleo.
Enquanto isso, outras práticas também estão sendo realizadas: economia de água (que em 2020 armazenou o suficiente para encher oito piscinas olímpicas), uso de lâmpadas LED, e a implementação de adesivos sunew flew, que captam energia solar e bloqueiam raios infravermelhos e ultravioletas.
No local, o empreendimento ainda abre espaço para projetos como a “Troca Consciente”, que é realizada em parceria com o INEMA, e segue em funcionamento no 2º piso, permitindo que o cliente troque óleo usado por detergente.
“Esperamos que o espaço #SDBEcossocial seja um lugar divertido para as selfies, boomerangs e registros nas redes sociais, mas também possa tocar nesse assunto tão importante que é o equilíbrio com o meio ambiente. Assim nós trazemos um conteúdo interessante de forma lúdica para provocar a reflexão e a conscientização sobre pequenas ações que cada um de nós pode adotar na rotina, mas que trazem grandes impactos para as gerações futuras”, destacou Mayara Diniz, gerente de marketing de shopping.