** Na comparação com o mês anterior (setembro), o setor de serviços baiano recuou (-1,8%) após três altas consecutivas, num resultado pior do que o nacional (-0,6%);
** Mesmo com a queda em outubro de 2022, os serviços no estado ainda estavam operando 0,9% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020;
** Na comparação com o mesmo mês de 2021, o volume de serviços prestados na Bahia teve, em outubro, seu 19º aumento consecutivo (5,6%), com altas em 4 das 5 atividades investigadas;
** A principal influência positiva para o resultado veio, mais uma vez, dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,7%), que crescem há 10 meses consecutivos;
** Os serviços baianos também mantiveram altas no acumulado no ano de 2022 (7,9%, frente a 8,7% do país como um todo) e nos 12 meses encerrados em outubro (7,1%, frente a 9,0% do país como um todo);
** Em outubro, os serviços turísticos na Bahia cresceram, tanto frente a setembro/22 (1,3%), quanto na comparação com outubro/21 (11,6%).
O volume do setor de serviços na Bahia caiu 1,8% na passagem de setembro para outubro de 2022, na série com ajuste sazonal. Foi a primeira retração após três avanços seguidos do setor no estado, nesse confronto (havia crescido 1,0% de junho para julho, 1,1% entre julho e agosto, e 1,2% entre agosto e setembro).
As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.
Na comparação com o mês imediatamente anterior, o resultado do setor de serviços na Bahia ficou abaixo do verificado no Brasil, onde a queda foi menor (-0,6%).
Dentre as 27 unidades da Federação, 22 registraram resultados negativos. Os piores resultados ocorreram no Amapá (-10,7%), em Roraima (-7,7%) e Sergipe (-6,6%). Por outro lado, os maiores índices ficaram com Mato Grosso (5,0%), Amazonas (0,9%) e São Paulo (0,8%). A Bahia teve a 14a taxa.
Mesmo com o recuo frente a setembro, em outubro os serviços na Bahia ainda operavam 0,9% acima do patamar de fevereiro de 2020, no pré-pandemia.
Na comparação com outubro de 2021, o setor de serviços baiano seguiu apresentando crescimento, com avanço de 5,6%, o 19º consecutivo (esse indicador cresce desde abril/21).
Apesar disso, o aumento do volume de serviços prestados na Bahia foi menos expressivo do que o registrado nacionalmente (9,5%), sendo apenas o 19º mais elevado entre os 27 estados, 24 dos quais apresentaram avanço nesse confronto.
As maiores altas ocorreram em Mato Grosso (35,8%), Tocantins (23,8%) e Amapá (16,8%). Os únicos estados com queda foram Mato Grosso do Sul (-6,3%), Ceará (-1,5%) e Distrito Federal (-0,9%).
Assim, no acumulado de janeiro a outubro de 2022, o setor de serviços na Bahia segue com alta de 7,9% no volume, frente ao mesmo período do ano passado.
O desempenho baiano nesse acumulado está abaixo do nacional (8,7%) e é o 16º crescimento entre os estados. Só o Distrito Federal sustenta queda (-1,5%), e os melhores resultados vieram de Amapá (19,7%), Alagoas (19,2%) e Roraima (14,1%).
Nos 12 meses encerrados em outubro, os serviços baianos também seguem em alta (7,1%). A variação, porém, também está abaixo da verificada no Brasil como um todo (9,0%), num cenário em que todas as 27 unidades da Federação mantêm resultados positivos, lideradas por Alagoas (18,8%), Amapá (16,9%) e Roraima (14,8%). A Bahia tem o 17º crescimento.
Frente a outubro/21, 4 das 5 atividades de serviços cresceram na Bahia, puxadas pelos transportes (5,7%)
O crescimento do volume de serviços prestados na Bahia em outubro de 2022, na comparação com o mesmo mês de 2021 (5,6%), foi resultado de altas ocorridas em quatro dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE.
A principal influência positiva para o resultado veio, mais uma vez, dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (com alta de 5,7%), que cresceu pelo décimo mês consecutivo.
Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram pelo segundo mês consecutivo, em outubro (9,9%). O aumento do segmento, que reúne uma série de atividades de serviços prestados às empresas, foi o segundo mais influente para o resultado geral do estado no mês.
O segmento de outros serviços teve o maior crescimento em outubro (29,4%), na Bahia, voltando a apresentar resultado positivo após uma queda em setembro. Já os serviços prestados às famílias (7,6%) apresentaram seu 19º aumento consecutivo no estado e têm a maior alta no acumulado no ano de 2022 (37,3%).
Por outro lado, os serviços de informação e comunicação (-3,9%) foram os únicos a registrar queda no mês, na Bahia. Este foi o 11º recuo mensal consecutivo desse grupo de atividades.
Serviços turísticos na Bahia crescem tanto frente a setembro/22 (1,3%), quanto frente a outubro de 2021 (11,6%)
Em outubro de 2022, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia cresceram frente ao mês anterior (setembro), na série com ajuste sazonal (1,3%).
O resultado ficou acima do nacional (-2,8%), e a Bahia foi um dos únicos 4 estados com índice positivo nessa comparação, dentre os 12 onde o agregado de serviços turísticos é pesquisado separadamente. Espírito Santo (3,0%), Santa Catarina (1,7%) e Minas Gerais (1,4%) também registraram crescimento.
Além disso, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o turismo baiano teve, em outubro, a sua 19ª alta consecutiva no volume de serviços prestados (11,6%). Foi, porém, apenas o 7º resultado entre os 12 estados, ficando abaixo do nacional (16,1%). Houve altas em todos os locais investigados, liderados por Minas Gerais (32,0%), São Paulo (23,5%) e Santa Catarina (19,6%).
No acumulado de janeiro a outubro de 2022, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia acumularam crescimento de 28,7%, frente ao mesmo período de 2021. O avanço foi menor do que o nacional (34,5%) e apenas o 8º entre os 12 estados investigados.
Nos 12 meses encerrados em outubro, os serviços turísticos baianos também seguem em alta (30,5%), embora menor que a nacional (33,5%). O resultado para o estado é o 7º maior dentre os 12 estados pesquisados.