** Na comparação com o mês anterior (janeiro), o setor de serviços baiano apresentou variação positiva (0,4%), mas inferior à nacional (1,1%);
** Com mais um resultado positivo, em fevereiro de 2023 os serviços no estado se mantiveram operando acima (6,4%) do patamar pré-pandemia, de três anos antes, em fevereiro de 2020;
** Na comparação com o mesmo mês de 2022, o volume de serviços prestados na Bahia tiveram, em fevereiro, seu 23º aumento consecutivo, com altas em todas as 5 atividades investigadas;
** As principais influências positivas para o resultado vieram dos transportes (8,9%) e dos serviços de informação e comunicação (14,0%);
** Os serviços baianos também apresentaram altas no acumulado nos dois primeiros meses do ano (8,2%) e nos 12 meses encerrados em fevereiro (6,3%). Nacionalmente, os índices são 5,7% e 7,8%, respectivamente;
** O volume dos serviços turísticos na Bahia também cresceu, tanto de janeiro para fevereiro (0,4%), quanto frente a fevereiro/22 (20,2%).
O volume do setor de serviços na Bahia teve variação positiva de 0,4% na passagem de janeiro para fevereiro, na série com ajuste sazonal. Foi o terceiro resultado positivo consecutivo do setor no estado, nesse confronto – havia aumentado 3,3% de novembro para dezembro/22 e 2,4% de dezembro/22 para janeiro/23.
As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.
Nessa comparação com o mês imediatamente anterior, porém, o resultado dos serviços na Bahia foi apenas o 19º melhor do país, sendo inferior ao verificado no Brasil como um todo (1,1%), com avanços em 20 dos 27 estados.
Os maiores avanços ocorreram em Tocantins (10,2%), Mato Grosso (7,7%) e Pará (7,2%). Por outro lado, os piores índices ficaram com Piauí (-3,2%), Distrito Federal (-1,7%) e Rio Grande do Sul (-0,8%).
Com o resultado de fevereiro, os serviços na Bahia seguiram operando 6,4% acima do patamar registrado três anos antes, em fevereiro de 2020, no pré-pandemia.
Na comparação com fevereiro de 2022, o setor também se manteve em alta no estado. Houve avanço de 8,8% no volume dos serviços prestados frente ao mesmo mês do ano anterior, o 23º consecutivo (esse indicador cresce desde abril/21).
Nesse confronto, o aumento do volume de serviços prestados na Bahia foi mais expressivo do que o registrado nacionalmente (5,4%), sendo o 10º mais elevado entre os 27 estados, 26 dos quais apresentaram avanço.
As maiores altas ocorreram em Mato Grosso (13,1%), na Paraíba (12,3%) e em Pernambuco (10,9%). O único estado com queda foi Mato Grosso do Sul (-0,3%).
Assim, no acumulado nos dois primeiros meses de 2023, em comparação com o mesmo período no anterior, os serviços baianos apresentaram crescimento de 8,2%, em um avanço superior ao nacional (5,7%) e o 9º mais relevante do país.
Nos 12 meses encerrados em fevereiro/23, os serviços baianos também sustentaram avanço (6,3%). A variação, porém, está abaixo da verificada no Brasil como um todo (7,8%),e foi apenas o 19º crescimento, dentre os 27 estados.
Frente a fevereiro/22, todas as 5 atividades de serviços cresceram na Bahia, puxadas pelos transportes (8,9%) e informação e comunicação (14,0%)
O crescimento do volume de serviços prestados na Bahia em fevereiro de 2023, na comparação com o mesmo mês de 2022 (8,8%), foi resultado de altas ocorridas em todos os cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE – fato que não ocorria há 16 meses, desde setembro de 2021.
A principal influência positiva para o resultado veio dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (8,9%), que tem o maior peso na composição do setor de serviços baiano e apresentou seu 14º crescimento consecutivo na comparação com o ano anterior.
Os serviços de informação e comunicação (14,0%), por sua vez, tiveram a maior taxa de crescimento no mês e deram a 2ª maior contribuição para o resultado geral do estado. A atividade teve o seu segundo crescimento seguido.
Também registraram altas os serviços prestados às famílias (13,4%), que estão há 23 meses entre crescimento e estabilidade; os serviços profissionais, administrativos e complementares (4,2%), com o 2º crescimento consecutivo: e os outros serviços (13,4%), que voltaram a avançar após queda em janeiro.
Serviços turísticos na Bahia também crescem, tanto de janeiro para fevereiro (0,4%), quanto frente a fevereiro/22 (20,2%)
Em fevereiro de 2023, o volume das atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia cresceu frente ao mês anterior (janeiro), na série com ajuste sazonal (0,4%). Este foi o terceiro aumento consecutivo para o indicador no estado, que desacelerou frente ao crescimento de 5,2% entre dezembro e janeiro.
O resultado ficou acima do nacional, que apresentou queda (-0,7%), mas foi apenas o 8º melhor entre os 12 estados onde o agregado de atividades turísticas é pesquisado separadamente pelo IBGE. Os melhores resultados foram registrados no Espírito Santo (5,0%), Distrito Federal (4,9%) e Minas Gerais (2,7%).
Frente ao mesmo mês do ano anterior, o turismo baiano teve, em fevereiro, sua 23ª alta consecutiva no volume de serviços prestados (20,2%). O resultado também ficou acima do nacional (14,8%) e foi o 5º entre os 12 locais pesquisados, liderados por Minas Gerais (25,2%), Santa Catarina (23,9%) e Paraná (23,0%).
No acumulado nos dois primeiros meses do ano, os serviços turísticos baianos têm alta de 16,9% frente ao mesmo período de 2022. O resultado é o 5º melhor entre as áreas pesquisadas e superior ao nacional (13,8%).
Nos 12 meses encerrados em fevereiro, as atividades turísticas no estado também acumulam alta (21,6%), embora menor do que a do Brasil como um todo (26,9%). O resultado é o 8º maior dentre os 12 locais pesquisados.