** Resultado dos serviços baianos na passagem de março para abril (-0,6%) ficou abaixo do índice nacional (0,2%);
** Mesmo com esse resultado, o setor de serviços no estado seguiu operando acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020 (+0,4%);
** Na comparação com abril de 2021, o resultado positivo na Bahia (14,6%) foi o 13º crescimento consecutivo no confronto com mesmo mês do ano anterior;
** Em abril, 4 das 5 atividades de serviços cresceram no estado, frente a 2021, puxadas pelos serviços prestados às famílias (124,9%);
** Com isso, no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o setor de serviços baiano teve o seu melhor resultado nos 10 anos de série histórica para esse indicador, com um crescimento acumulado de 14,2% – acima do nacional (9,5%);
** O quadro é positivo também nos 12 meses encerrados em abril, com alta de 15,9% na Bahia, também maior que a do Brasil como um todo (12,8%);
** Serviços turísticos na Bahia avançaram, tanto entre março e abril (6,8%) quanto frente a abril/21 (108,6%).
O volume do setor de serviços na Bahia caiu (-0,6%) em abril de 2022, frente a março, na série com ajuste sazonal. O estado havia apresentado resultado positivo na passagem de fevereiro para março (2,6%).
As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.
Nessa comparação com o mês anterior, o resultado do setor de serviços na Bahia contrastou com o do Brasil como um todo, onde houve leve crescimento (0,2%). Porém, a maioria dos estados (15 dos 27) apresentou retração no setor.
Os melhores resultados para o mês foram registrados no Rio Grande do Norte (7,9%), Amapá (4,6%) e Espírito Santo (3,6%). Por outro lado, Distrito Federal (-8,2%), Acre (-6,1%) e Pernambuco (-3,9%) apresentaram as maiores quedas.
Mesmo com o resultado negativo de março para abril de 2022, os serviços na Bahia seguiram operando acima do patamar registrado em fevereiro de 2020 (+0,4%), no pré-pandemia.
Na comparação com abril de 2021, o resultado do setor seguiu positivo no estado. Houve avanço de 14,6% no volume dos serviços prestados, o 13º crescimento consecutivo (avança desde abril/21).
O aumento foi mais expressivo do que o registrado nacionalmente (9,4%) e o 10º mais elevado entre os 27 estados, 24 dos quais apresentaram avanço dos serviços frente a abril/21. Os maiores crescimentos foram registrados em Alagoas (39,1%), Amapá (28,8%) e Ceará (20,4 %). Os únicos estados com queda no indicador foram Rondônia (-4,5%), Acre (-2,4%) e Distrito Federal (-1,1%).
Assim, nos primeiros quatro meses de 2022, o setor de serviços na Bahia acumulou alta de 14,2%, frente ao mesmo período do ano passado. Foi o maior crescimento registrado num primeiro quadrimestre nos 10 anos de série histórica da PMS para o indicador interanual.
O desempenho baiano também ficou acima do nacional (9,5%) e foi o 7º maior aumento entre os estados. Só Rondônia teve variação negativa nesse indicador (-1,5%), e os melhores desempenhos estavam em Alagoas (27,5%), Roraima (18,0%) e Ceará (16,5%).
Nos 12 meses encerrados em abril, os serviços baianos também sustentaram avanço (15,9%), uma variação acima da verificada no Brasil como um todo (12,8%), num cenário em que todas as 27 unidades da Federação continuam com resultados positivos, lideradas por Alagoas (29,4%), Roraima (23,3%) e Ceará (19,3%). A Bahia tem a 6ª taxa de crescimento.
Em abril, 4 das 5 atividades de serviços cresceram na BA, frente a 2021, puxadas pelos serviços prestados às famílias (124,9%)
O aumento no volume do setor de serviços baiano em abril frente ao mesmo mês de 2021 (14,6%) foi resultado de altas ocorridas em quatro dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE.
A maior taxa de crescimento no mês veio novamente dos serviços prestados às famílias (124,9%), que registraram a 13ª alta consecutiva (avançam desde abril/21) e têm o melhor resultado entre as atividades, tanto nos primeiros quatro meses de 2022 (62,5%) quanto no acumulado em 12 meses (87,7%).
Por conta do avanço significativo, foi também a atividade que mais contribuiu para o bom desempenho do setor de serviços em geral, na Bahia, em abril.
O segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,4%) apresentou os segundos maiores crescimento e contribuição positiva para os serviços baianos no mês. A atividade mostrou seu quarto resultado positivo consecutivo e acumula altas de 15,6% no primeiro quadrimestre de 2022 e de 15,2% nos 12 meses encerrados em abril.
No outro extremo, os serviços de informação e comunicação (-7,1%) foram mais uma vez a única atividade a recuar, mostrando a quinta queda mensal consecutiva. O segmento é o único com retração acumulada no primeiro trimestre de 2022 (-4,3%), embora ainda apresente variação positiva no acumulado em 12 meses (0,4%).
Serviços turísticos na Bahia avançam tanto entre março e abril (6,8%), quanto frente a abril/21 (105,7%)
Em abril de 2022, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia também cresceram (6,8%) frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal.
Foi o maior aumento para um mês de abril, no estado, desde 2011, quando se iniciou a série histórica da PMS para o indicador. Também ficou acima do resultado nacional (2,5%) e foi o 4º mais elevado entre os 12 locais onde as atividades turísticas são pesquisadas separadamente, abaixo apenas dos resultados de Goiás (8,3%), Paraná (7,4%) e Santa Catarina (7,1%).
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a Bahia teve, em abril, a sua 13a alta consecutiva no volume de serviços ligados ao turismo (105,7%). Com o 5º melhor resultado entre os 12 locais investigados, o indicador do estado ficou acima do nacional (85,7%).
Os melhores índices foram apresentados no Ceará (135,8%), Minas Gerais (132,7%) e Espírito Santo (123,3%).
Nos primeiros quatro meses de 2022, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia acumularam crescimento de 47,5%, frente ao mesmo período de 2021.
O avanço, embora menor do que o nacional (51,3%) e apenas o 7º entre os 12 estados investigados, foi o maior para um primeiro quadrimestre, na Bahia, em todos os 10 anos da série histórica da PMS, iniciada em 2012 para esse indicador.
Nos 12 meses encerrados em abril, os serviços turísticos baianos seguem com o segundo melhor desempenho do país (74,8%), atrás apenas do Rio Grande do Sul (76,1%). Nacionalmente a alta é de 49,8%.