Foram três dias de reverência à criatividade e de reflexões sobre como torná-la um ativo de desenvolvimento socioeconômico mais potente em Salvador e no Brasil. Em sua primeira edição, o World Creativity Festival (Festival Mundial da Criatividade) – maior evento integrante do World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), principal movimento colaborativo de criatividade do mundo – reuniu na capital baiana, de 20 a 22 de abril, 60 palestrantes de referência em suas áreas de atuação em 25 diferentes atividades temáticas, dentre painéis, talks, masterclasses e falas magnas, somadas a quatro shows, duas sessões de pitching de startups para investidores, uma exposição, uma feira e todos os encontros proporcionados por uma iniciativa deste porte. As ações, todas gratuitas, ocorreram no recém-inaugurado Doca 1 – Polo de Economia Criativa e no Hub Salvador, atraindo a participação de cerca de 5 mil pessoas. O sucesso garantiu que, em 2023, Salvador volte a ser o Palco Global e a capital da criatividade, em torno do feriado de Tiradentes, com expansão por toda a região do Comércio.
Celebrando o 21 de abril, Dia Mundial da Criatividade e Inovação instituído em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a estreia do World Creativity Festival objetivou reaproximar as pessoas, acelerar o desenvolvimento de novos talentos, visibilizar quem está fazendo a diferença e proporcionar novos conhecimentos e oportunidades profissionais, tudo sob o mote de “Celebrar a Vida”, quando se evidencia a necessidade de estimular a energia criativa, a capacidade de transformação e a própria alegria após dois anos de pandemia. Nomes como Monique Evelle, Itala Herta, Nizan Guanaes, Tracy Mann, Rodrigo Schmitt, Anna Luísa Beserra, Margareth Menezes, Aldri Anunciação, Alexis Pagliarini, Iago Santos, Elisio Lopes Jr., Daniele Canedo, Ana Antar e Pagode por Elas foram alguns dos inspiradores.
“Salvador superou todas as nossas expectativas. A energia das pessoas e o entusiasmo da cidade mostraram que Salvador continua sendo um dos melhores lugares para realizar grandes eventos e celebrar a vida mesmo após dois anos de pandemia. Estamos orgulhosos do resultado e ainda mais otimistas com a próxima edição em 2023”, comemora Lucas Foster, representante da World Creativity Organization, comunidade global que reúne educadores, empreendedores sociais, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar habilidades criativas, desenvolvimento de inovação, sustentabilidade e aspectos econômicos e sociais da criatividade
O World Creativity Day é promovido pela World Creativity Organization, que, em Salvador, se uniu à Agência Califórnia para a realização do World Creativity Festival, com a parceria institucional da Prefeitura de Salvador. Buser foi a patrocinadora oficial. Globo, TV Bahia, Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Espaço Doca 1, Hub Salvador, UCharge, Pitch Week, Scream Festival e Blueartes compuseram a lista de parceiros oficiais.
SOBRE O WORLD CREATIVITY DAY – O World Creativity Day foi criado no Brasil em 2014, ainda antes da data estabelecida pela ONU, numa idealização portanto visionária de Lucas Foster, um dos maiores especialistas brasileiros em economia criativa. Tornou-se o maior evento colaborativo de criatividade do mundo, espalhando-se em 2022 por cerca de 120 cidades ao redor do mundo, com mais de 1.500 atividades presenciais e online realizadas simultaneamente entre 20 e 22 de abril. Ao lado de Cabo Verde, China, Guiné-Bissau, Israel, Libéria, Malásia, Moçambique, Nigéria, Peru, Portugal, Reino Unido e Ruanda, o Brasil é país central da iniciativa, com a participação de 92 cidades de todas as regiões neste ano, através do engajamento de milhares de agentes que incluíram suas comunidades nesta rede colaborativa internacional.