As vendas no Dia dos Namorados cresceram 1,63%, primeira alta depois de quatro quedas consecutivas, em 2014, 2015, 2016 e 2017. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
O crescimento mostra uma leve recuperação em comparação com o mesmo período nos outros anos.
Os presentes mais procurados foram roupas (41%), perfumes ou cosméticos (34%), calçados (22%) e jantares (18%) e o gasto médio com presentes de quase R$ 167.
O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, afirma que os dados apontam o fim da recessão econômica. ““O resultado é tímido e ainda não reverte as perdas que o comércio vem acumulando nos últimos anos, mas é um alento para as próximas datas comemorativas e consolida a percepção de que a pior fase da crise ficou para trás”, afirma”.
Metodologia da pesquisa
O cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional, na semana anterior ao Dia dos Namorados.
R7